• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-18122019-125510
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Rabello Trindade Pulice
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Magalhães, Valéria Barbosa de (Presidente)
Corrêa, Ricardo Santhiago
Perelmutter, Daisy
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Título en portugués
Timbres em trânsito: um estudo sobre identidades, Nordestes e música em São José dos Campos
Palabras clave en portugués
Estudos Culturais
História Oral
Identidade
Migração
Música
Nordeste
Resumen en portugués
Este trabalho se desenvolve em torno de dois temas que são eixos centrais para a pesquisa: migração e identidade. Partindo da perspectiva de que vivemos em um contexto pós-moderno, onde os indivíduos mobilizam diversas identidades, o estudo tem o objetivo de entender como musicistas que nasceram em diferentes estados do Nordeste conduziram suas carreiras em São José dos Campos (SP), levando em conta a relação ou não com ritmos nordestinos, suas influências musicais ao longo da trajetória, se uma identidade nordestina é acionada ou não e em quais momentos isso acontece. Diante da imprecisão do conceito de Nordeste cabe a este trabalho reforçar os debates acerca do tema e problematizar questões relevantes ao assunto. A pesquisa propõe também se aprofundar em discussões importantes no campo da música, o cenário musical no âmbito joseense, questões em torno da música como carreira profissional no Brasil e o mercado de trabalho para musicistas. A metodologia da História Oral foi fundamental para a pesquisa, foram entrevistado(a)s nove musicistas e um radialista da cena musical joseense, nordestino(a)s. Da viola à bateria, do trompete ao baixo elétrico, em diferentes sotaques, os entrevistados e entrevistadas apresentam trajetórias diferentes e suas atuações musicais transitam por diversos gêneros reafirmando a heterogeneidade e pluralidade dos Nordestes existentes, contrários aos estereótipos e construções imagético-discursivas sedimentadas sobre a região. O título timbres em trânsito faz referência aos musicistas migrantes que ao migrar transitam entre suas identidades, tal trânsito permeia também a trajetória e o fazer musical dos entrevistados e entrevistadas
Título en inglés
Timbres in transit: A study on identities, Nordestes and music in São José dos Campos
Palabras clave en inglés
Cultural Studies
Identity
Migration
Music
Nordeste
Oral History
Resumen en inglés
This work develops around two main themes: migration and identity. Based on the perspective that we live in a postmodern context, where individuals mobilize diverse identities, the study seeks to understand how musicians born in Northeastern states of Brazil (Nordeste) conducted their careers in São José dos Campos (SP), considering the relationship or not with rhythms from their homeland, their musical influences along the trajectory and career, whether the Northeastern identity is triggered or not and in which moments this happens. Given the imprecision of the concept of Nordeste, it is up to this work to reinforce the debates about the theme and to problematize relevant issues to the subject. The research also proposes to deepen important discussions in the field of music, the musical scene in São José dos Campos, issues around music as a professional career in Brazil and the job market for musicians. The methodology of Oral History was fundamental to the research, nine musicians and one radio broadcaster of the musical São José scene, all of them from northeastern states of Brazil. From viola to drums, from trumpet to electric bass, in different accents, interviewees present different trajectories and their musical performances go through different genres reaffirming the heterogeneity and plurality of that exists in Northeast of Brazil, contradicting stereotypes and sedimented image-discursive constructions. The title Timbres in transit refers to the migrant musicians that when migrating transits between identities and in their musical performance too
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.