• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-16082022-102922
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Abreu de Pointis
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mello, Jefferson Agostini (Presidente)
Machado Neto, Diosnio
Meller, Lauro Wanderley
Oliveira, Acauam Silverio de
Título en portugués
O reggae nos trânsitos culturais entre Brasil e Jamaica na década de 1970
Palabras clave en portugués
Brasil
Jamaica
Reggae
Tradução cultural
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como intuito abordar os trânsitos culturais entre Brasil e Jamaica, em especial no que diz respeito à chegada do reggae no cenário musical brasileiro. Embora a relação entre Brasil e Jamaica seja o eixo central em torno do qual se desenvolveu este trabalho, há de se considerar a existência de eixos transversais sem os quais o eixo central não se constrói e não se sustenta. Esses eixos transversais são compostos por fatores inerentes às dinâmicas presentes no Atlântico Negro, que remontam à(s) diáspora(s), e cuja observação nos permite compreender a formação intercultural e transnacional que este trabalho buscou abarcar. Em um primeiro momento, é traçado um panorama do desenvolvimento histórico da música jamaicana, contemplando fatores de ordem sócio-político-cultural responsáveis por influenciar os gêneros musicais abordados. Em seguida, voltamos o olhar para o cenário brasileiro no decênio de 1970, apresentando o contexto cultural global ora vigente, ao examinar as circunstâncias que tornaram possível o processo de tradução cultural então iniciado. Para tanto, são acionados os conceitos de hibridismo cultural e transculturação, aplicados aos objetos culturais e processos de construção desses objetos, respectivamente, de forma que se procura ter em vista o caráter dinâmico e heterogêneo das variadas roupagens em que se apresentou a tradução cultural em pauta
Título en inglés
Reggae music within the cultural transit between Brazil and Jamaica in the 1970s
Palabras clave en inglés
Brazil
Cultural translation
Jamaica
Reggae
Resumen en inglés
This research aims to address the cultural transit between Brazil and Jamaica, especially regarding the arrival of reggae in the Brazilian musical scene. Although the connection between Brazil and Jamaica is the core axis around which this work has been developed, there are crosscutting keys of substantial importance that also must be taken into account. These crosscutting keys are composed by factors inherent to the dynamics existent in the black Atlantic, which date back to the diaspora(s), and which observation allows us to understand the intercultural and transnational formation this research aimed to cover. At a first moment, an outlook of the historical development of Jamaican music is traced, including the elements of socio-political and cultural character that influenced the musical genres addressed. Subsequently, there is an approach to the Brazilian scene in the 1970s, presenting the general cultural context then applicable, by examining the circumstances which became possible the cultural translation process then initialized. For this purpose, the concepts of cultural hybridity and transculturation are employed and applied to the cultural objects and to the processes of generation of these objects, so as to consider the dynamic and heterogeneous character of the multiple manners by which the cultural translation at stake has taken place
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.