• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-14072020-141854
Documento
Autor
Nombre completo
Mailson Vieira de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Siqueira, Rogério Monteiro de (Presidente)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Reis Junior, Antonio
Título en portugués
Pornochanchada: crítica, gênero e distinção cultural nos anos 1970
Palabras clave en portugués
Censura
Cinema brasileiro
Crítica
Ditadura Militar
Gênero
Imprensa
Pornochanchada
Resumen en portugués
Este trabalho tem por objeto a pornochanchada ao longo dos anos 1970. Nele, procura-se descrever as condições de seu aparecimento e da sua conformação como gênero fílmico. Para tanto, estudou-se, sobretudo em São Paulo, o circuito de sua produção, exibição e recepção tendo como fontes testemunhos de época, material de propaganda como cartazes e releases, anúncios e críticas publicadas em jornais, reações de seu público e de censores que constam em pareceres de então. Assim, pretende-se compreender como a pornochanchada foi construída como categoria de percepção, a partir dos olhares de diversos atores sociais inseridos nesse campo, bem como entender como seu conceito se instrumentalizou no âmbito da crítica, convertendo-se em estratégia de distinção cultural. Ao final, como estudo de caso, analisou-se o filme História que nossas babás não contavam, de 1979, produzido por Aníbal Massaini Neto e dirigido por Oswaldo de Oliveira
Título en inglés
Pornochanchada: criticism, gender and cultural distinction in the 1970s
Palabras clave en inglés
Brazilian Cinema
Censorship
Criticism
Genre
Military dictatorship
Pornochanchada
Resumen en inglés
This work has the object of pornochanchada throughout the 1970s. It seeks to describe the conditions of its appearance and its conformation as a film genre. To this end, it was studied, especially in São Paulo, the circuit of its production, exhibition and reception having as sources testimonies of the time, advertising material such as posters and releases, advertisements and criticisms published in newspapers, reactions from its audience and censors that appear in opinions of that time. Thus, it is intended to understand how pornochanchada was constructed as a category of perception, from the views of various social actors in this field, as well as to understand how its concept became instrumental in the scope of criticism, becoming a strategy of cultural distinction. In the end, as a case study, we analyzed the film Histórias que nossas babás não contavam, from 1979, produced by Aníbal Massaini Neto and directed by Oswaldo de Oliveira
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.