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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.100.2019.tde-14012019-093108
Documento
Autor
Nombre completo
Amilcar Ferraz Farina
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Ortellado, Pablo (Presidente)
Abreu, James de Lemos
Perosa, Graziela Serroni
Souza, Valmir de
Título en portugués
O arbitrário cultural em democracias capitalistas: princípios de visão e divisão no campo das políticas de formação cultural
Palabras clave en portugués
Bourdieu
Criatividade
Cultura
Democracia
Educação artística
Formação
Resumen en portugués
Trata-se de pesquisa sobre o arbitrário cultural em políticas de formação no desenvolvimento de democracias culturais. O estudo apresentou o contexto da formação nos debates que permearam a gestão Haddad na cidade de São Paulo, sobretudo na formulação do Plano Municipal de Cultura. Em seguida, realizou-se um estudo global sobre arranjos administrativos, diretrizes e programas em políticas públicas de educação artística e cultural em oito democracias capitalistas. Por fim, para elucidar os princípios que regem as diferentes visões e divisões do campo da formação, e de outras políticas que a margeiam, realizou-se uma revisão crítica da sociologia da cultura de Bourdieu, em sua crítica a Malraux, no período correspondente à gênese e superação do paradigma da democratização cultural na França
Título en inglés
The cultural arbitrary in capitalist democracies: principles of vision and division in the field of cultural formation policies
Palabras clave en inglés
Arts education
Bourdieu
Creativity
Culture
Democracy
Education
Resumen en inglés
This is research on cultural arbitrary in formation policies in the development of cultural democracies. The study presented the formation context in the debates that permeated the Haddad management in the city of São Paulo, especially in the formulation of the Municipal Plan of Culture. Then, a comprehensive study was conducted on administrative arrangements, guidelines and programs in public arts and cultural education policies in eight capitalist democracies. Finally, in order to elucidate the principles that govern the different views and divisions of the field of formation, and other policies that border on it, a critical revision of Bourdieu's sociology of culture was made in his critique of Malraux in the period corresponding to genesis and overcoming the paradigm of cultural democratization in France
 
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Fecha de Publicación
2019-01-30
 
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