• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-10102016-182510
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane de Melo Shirayama
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Gonçalves, Carlos Henrique Barbosa (Presidente)
Pataca, Ermelinda Moutinho
Saito, Fumikazu
Siqueira, Rogério Monteiro de
Título em português
Francis Bacon e O progresso do conhecimento no início do século XVII
Palavras-chave em português
Ciência
Estado
Francis Bacon -1561-1626
Reforma
Sujeito
Resumo em português
Neste trabalho, trazemos uma análise da obra O Progresso do Conhecimento, publicada em 1605, pelo filósofo e político Francis Bacon (1561-1626). Nosso objetivo é explorar as ideias contidas nesse importante livro de Bacon a fim de relacioná-las com intenções mais gerais desse pensador, no plano de um projeto para a ciência, e com o momento histórico em que ele viveu, em especial a Reforma Protestante e suas consequências para o Estado inglês. Para atingir nosso objetivo, fizemos inicialmente um levantamento dos modos como a historiografia da ciência tem tratado sua vida e sua obra e como a historiografia geral tem abordado a questão da Reforma Protestante na Inglaterra. A análise do livro de Bacon, ao mesmo tempo em que segue linearmente as partes da obra, priorizou algumas dimensões teóricas: o projeto de Bacon de classificação das partes do conhecimento, a questão da separação entre o conhecimento humano e divino, o problema dos sujeitos da ciência e a dignidade do conhecimento e as vantagens do conhecimento. O resultado da análise é que as ideias de Bacon sobre a ciência são também ideias e propostas sobre o funcionamento do Estado e sobre os modos de ser dos sujeitos que os possibilitariam se relacionar com essa ciência e esse Estado. Assim, sugerimos que, para Bacon, Estado, sujeitos e ciência são elementos inter-relacionados e indissociáveis
Título em inglês
Francis Bacon and The advancement of learning in the early seventeenth century
Palavras-chave em inglês
Francis Bacon - 1561-1626
Reformation
Science
State
Subject
Resumo em inglês
In this text, I present an analysis of the work The Advancement of Learning, published in 1605, by the philosopher and politician Francis Bacon (1561-1626). My goal is to explore the ideas that this important book by Bacon contains, with the aim of relating them to the more general intentions of this thinker, in the frame of a project for science, and with the historical moment in which he lived, especially the Protestant Reformation and its consequences to the English State. In order to attain my goal, I made a survey of the approaches that the historiography of science has treated his life and works and how the general historiography has dealt with the Protestant Reformation in England. The analysis of Bacons book, follows linearly the parts of the work, but at the same time I have given strong attention to some theoretical dimensions: Bacons project of the classification of the parts of knowledge, the issue of the separation between human and divine knowledge, the problem of the subjects of science and the dignity of knowledge and the advantages of knowledge. The results of the analysis point to understanding Bacons ideas about science as ideas e proposals about the functioning of State e about the ways of being of the subjects that might enable them to be in a relationship with this science and State. In this way, I suggest that for Bacon, State, subjects and science are interrelated and inseparable elements
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-10-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.