• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-09012020-211608
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Ghuidotte de Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Kohler, André Fontan (Presidente)
Carneiro, Leonel Martins
Matuck, Artur
Okamoto, Eduardo
Título em português
O espectador, as sensações e a teoria da afecção
Palavras-chave em português
Afecção
Espectador
Potência
Spinoza
Teatro
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o que acontece no encontro entre o ator e o espectador usando a teoria da afecção de Spinoza como principal aporte teórico para análise. A ideia é poder contribuir com uma teoria filosófica possível para estudar o espectador e o fenômeno que se dá nesse "entre" que existe quando uma apresentação de teatro é levada a público. Buscou-se também entrevistar os grupos e direção dos espetáculos estudados, a saber: Luis Antonio-Gabriela da Companhia Mungunzá de Teatro e A Vida da Antikatártika Teatral ambas com direção de Nelson Baskerville. Houveram cerca de vinte entrevistas com espectadores destas peças citadas, alguns encontros com os atores e uma entrevista com o diretor dos espetáculos. A partir disso o desejo é trazer uma possibilidade de interpretação que faça refletir a potência que o teatro possui e o que isso pode influir na vida quem o assiste
Título em inglês
The spectator, the sensations, and the theory of affection
Palavras-chave em inglês
Affection
Power
Spectator
Spinoza
Theater
Resumo em inglês
This research aims to investigate what happens when actor and spectator meet by using Spinozas theory of affection as the main theoretical contribution for the analysis.The idea is to contribute to a possible theory to study the spectator and the phenomenon present in the space between when a play is performed to the public. Also, the groups and director of the plays studied were interviewed, they are: Luis Antonio-Gabriela of Companhia Mungunzá de Teatro and A Vida of Antikatártika Teatral and direction of Nelson Baskerville.There were about twenty interviews with the viewers of the plays mentioned, some meetings with the actors and an interview with the director. Based on that, the intent is to bring up a possibility of interpretation that allows us to think about the power that the theater has and how it can influence the life of who watches it
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
espectadorok.pdf (3.64 Mbytes)
Data de Publicação
2020-01-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.