• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-28072021-185111
Document
Auteur
Nom complet
Jacqueline Jaceguai Chagas Nunes dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Carvalho, Marcos Bernardino de (Président)
Nascimento, Erica Peçanha do
Oliveira, Dennis de
Simonetti, Mirian Claudia Lourenção
Titre en portugais
Sou príncipe do gueto, mas meu castelo é de madeira: a construção da identidade na favela da Vila Barros - Marília / SP
Mots-clés en portugais
Favela
Identidade
Movimento de mulheres pretas
Necropolítica
Racismo ambiental
Segregação urbana
Resumé en portugais
O intuito deste trabalho centra-se em problematizar o processo de construção da identidade em meio à realidade vivida na favela da Vila Barros na cidade de Marília-SP, concomitantemente, as questões que surgem a partir do processo de ocupação daquele espaço. Como referência utilizou-se a pesquisa desta autora, realizada de 2005 a 2008, posteriormente houve o trabalho de campo em períodos específicos de 2018 a 2020. Os objetivos principais deste trabalho foi investigar a relação entre os moradores da favela e a construção da sua identidade, mapear lideranças locais e quais as diversas representações que a comunidade mariliense atribuiu a estes moradores, muitas vezes evidenciadas pela mídia e propagandas locais, bem como o questionamento das formas de atuação do Estado. O caminho metodológico percorrido consistiu em quatro fases: na primeira, resgatou-se histórico da formação da cidade de Marília; na segunda, houve o entendimento quanto ao processo de consolidação das favelas na cidade e os reflexos comparativos à primeira pesquisa; a terceira fase consistiu na pesquisa de campo com entrevistas e observação participativa; na fase final discutiu-se a consistência dos dados realizados na primeira pesquisa comparativamente aos oficiais contemporâneos, à luz dos conceitos mobilizados pela bibliografia. Os resultados apontados a partir da sistematização das informações oficiais e referências coletadas em campo, entendem que a população, majoritariamente negra, pobre sofre com as práticas promovidas pelo Estado que tem como norma o reforço das desigualdades ali vivenciadas, ações práticas quanto à truculência em diversas esferas sejam elas raciais, sociais ou econômicas. Conclui-se que a formação da favela combinada com o racismo ambiental, segregação social e acirramento das tensões sócio raciais afetam diretamente a dinâmica de vida, empobrecimento e relações estabelecidas na favela da Vila Barros; além disso, os moradores também padecem com os reflexos da necropolítica, promovida e financiada pelo Estado; Como resposta a isso, essa mesma população articula-se em estratégias de sobrevivência, participando de organizações de mulheres pretas dentro da comunidade que possibilita a formação política dos indivíduos, ao mesmo tempo que transforma o território
Titre en anglais
I am a prince of the ghetto, but my castle is made of wood: the construction of identity in Vila Barros slum- Marília / SP
Mots-clés en anglais
Black women movement
Environmental racism
Identity
Necropolitics
Shanty town
Urban segregation
Resumé en anglais
The aim of this work is to discuss the process of identity construction in the midst of the reality experienced in Vila Barros slum in the city of Marília-SP, concomitantly with the issues that arise from the process of occupation of that space. As a reference, this author's research was used, carried out from 2005 to 2008, later there was a fieldwork in specific periods from 2018 to 2020. The main objectives of this work were to investigate the relationship between slum residents and the construction of their identity , mapping local leaders and what are the different representations that the Mariliense community attributed to these residents, often evidenced by the media and local advertisements, as well as questioning the ways in which the State acts. The methodological path consisted of four phases: first, the history of the formation of the city of Marília was retrieved; Second, there was an understanding of the process of consolidation of slum in the city and the comparative effects of the first research; the third phase consists of field research with interviews and participatory observation; in the final phase, the consistency of the data carried out in the first research was discussed in comparison with contemporary officials, in light of the concepts mobilized by the bibliography. The results pointed out from the systematization of official information and references collected in the field, understand that the population, mostly black, poor suffers from the practices promoted by the State that has as a norm to reinforce of the inequalities experienced there, practical actions regarding the truculence in several spheres be they racial, social or economic. It is concluded that the formation of the slum combined with environmental racism, social segregation and the intensification of socio-racial tensions directly affect the dynamics of life, impoverishment and relationships established in the slum of Vila Barros; in addition, the residents also suffer from the reflexes of the necropolitics, promoted and financed by the State; In response to this, this same population is articulated in survival strategies, participating in black women's organizations within the community that enables the political formation of individuals, while transforming the territory
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-09-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.