• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-24112019-182044
Documento
Autor
Nome completo
Silvio Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Juliana Pedreschi (Presidente)
Almeida, Marcelo Vilela de
Garcia, Valéria Aroeira
Silva, Angela Fileno da
Título em português
Educação Não Formal: experiência profissional na atuação com envelhecimento em programa de saúde pública
Palavras-chave em português
Educação Não Formal
Envelhecimento
Saúde Pública
Resumo em português
O presente trabalho apresenta relato autobiográfico da experiência do pesquisador quando atuou como profissional responsável por uma equipe de saúde voltada para atendimento de população idosa em duas unidades básicas de saúde no município de São Paulo. Relata a experiência desenvolvida através da educação não formal em programa de saúde pública voltado ao envelhecimento populacional, suas repercussões na saúde e formas de atuação para desenvolvimento dos profissionais do programa. Aborda os processos formativos realizados na preparação e continuidade do trabalho desenvolvido por profissionais, acompanhantes de idosos, responsáveis pelo atendimento do público-alvo. Através do resgate de memória, materiais fotográficos e documental, faz registro dos processos educacionais que ocorreram durante dois momentos, com equipes diferentes nas quais ocorreram formas distintas de proporcionar conhecimento para desempenho da atividade. Os objetivos deste trabalho são, além de trazer as questões do envelhecimento, resgatar os processos educacionais vivenciados no cotidiano e as mudanças pessoais para os profissionais que participam e participaram deste processo
Título em inglês
No Formal Education: Professional experience in acting with aging in a Public Health program
Palavras-chave em inglês
Aging
Non-formal education
Public health
Resumo em inglês
This paper presents an autobiographical account of the researcher's experience when he acted as a professional responsible for a health team focused on the care of the elderly population in two basic health units in the city of São Paulo. It reports the experience developed through Non-Formal Education in a Public Health program focused on population aging, its repercussions on health and ways of acting for the development of program professionals. It addresses the training processes carried out in the preparation and continuity of the work developed by professionals, accompanying the elderly, responsible for attending the target audience. Through the rescue of memory, photographic and documentary materials, it records the educational processes that occurred for two moments, with different teams where there were different ways of providing knowledge for the performance of the activity. The idea and purpose of this work is to bring beyond the issues of aging, rescue the educational processes experienced in daily life and personal changes for professionals who participate and participated in this process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
educnaoformal.pdf (2.19 Mbytes)
Data de Publicação
2019-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.