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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-20012023-104612
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Tibolla
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Juliana Pedreschi (Presidente)
Silva Neto, Nirson Medeiros da
Souza, Laura Vilela e
Título em português
Círculos virtuais: as experiências de profissionais atuantes na Zona Leste da cidade de São Paulo, durante a pandemia da COVID-19
Palavras-chave em português
Círculos Virtuais
Construcionismo Social
Educação Social
Práticas Restaurativas
Saúde Mental
Resumo em português
Este estudo objetiva investigar de que forma os pressupostos metodológicos dos processos circulares e práticas restaurativas, considerados essencialmente práticos e conduzidos Coletivamente, foram e estão sendo disseminados na Zona Leste da cidade de São Paulo, considerando o contexto da COVID-19 e as necessidades de intervenções tecnológicas para criação de espaços de trocas. A investigação teórica fundamentou-se em revisão bibliográfica sobre processos circulares presenciais e virtuais, práticas restaurativas, redes de cuidado em saúde mental e, por fim, ambientes virtuais e as TICs Tecnologias da Informação e Comunicação. A produção de dados pautou-se nas premissas do construcionismo social e da investigação apreciativa contemplando conversas informais cotidianas entre a pesquisadora e profissionais atuantes com a temática, bem como com grupo focal online realizado com 7 profissionais atuantes em espaços educativos e de gestão da Zona Leste da cidade de São Paulo (assistente social, educadores, gestores e pedagogos). Os principais resultados identificaram uma diversidade de fazeres, atuações e novas possibilidades que consideram as realidades em que os profissionais atuam, bem como as interseccionalidades do fazer circular e das desigualdades digitais. Além disso, identificou-se que a aplicação de círculos em ambientes virtuais contribuiu para o fortalecimento de vínculos, redes de cuidado, espaços preventivos em saúde mental, rede de denúncias de violências, acolhimento e diálogo. Em se tratando do futuro da aplicação, apresentou-se a necessidade de sistematização de práticas virtuais, adaptações metodológicas e, sobretudo, a crença nos processos dialógicos respeitosos e seguros. Por fim, compreendeu-se que, em se tratando da filosofia da justiça restaurativa, esta deve estar alinhada à justiça social e suas amplas nuances
Título em espanhol
Círculos virtuales: las experiencias de profesionales que actuaron en la Zona Este de la ciudad de São Paulo, durante la pandemia de COVID-19
Palavras-chave em espanhol
Círculos virtuales
Construccionismo Social
Educación Social
Prácticas Restaurativas
Salud mental
Resumo em espanhol
Este estudio tiene como objetivo investigar cómo las propuestas metodológicas de los procesos circulares y las prácticas restaurativas, considerados esencialmente prácticos y realizados colectivamente, fueron y están siendo difundidos en la Zona Este de la ciudad de São Paulo, considerando el contexto de COVID-19 y las necesidades de intervenciones tecnologías para generar espacios de intercambio. La investigación teórica se basó en una revisión bibliográfica sobre procesos circulares presenciales y virtuales, prácticas restaurativas, redes de atención en salud mental y, finalmente, entornos virtuales y TICs - Tecnologías de Información y Comunicación. La producción de datos se basó en las premisas del construccionismo social y la investigación apreciativa, contemplando conversaciones informales diarias entre el investigador y los profesionales que trabajan con el tema, así como un grupo de enfoque en línea realizado con 7 profesionales que actúan en espacios educativos y de gestión en el Zona Este de la ciudad de São Paulo (trabajador social, educadores, gestores y pedagogos). Los principales resultados identificaron una diversidad de trabajos, acciones y nuevas posibilidades que consideran las realidades en las que actúan los profesionales, así como las interseccionalidades de las desigualdades circulantes y digitales. Además, se identificó que la aplicación de círculos en entornos virtuales contribuyó al fortalecimiento de vínculos, redes de atención, espacios preventivos en salud mental, red de denuncias de violencia, acogida y diálogo. En cuanto al futuro de la aplicación, existía la necesidad de sistematizar prácticas virtuales, adaptaciones metodológicas y, sobre todo, la creencia en procesos dialógicos respetuosos y seguros. Finalmente, se entendió que, cuando se trata de la filosofía de la justicia restaurativa, esta debe estar alineada con la justicia social y sus amplios matices
 
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VCBrunaTibolla.pdf (2.29 Mbytes)
Data de Publicação
2023-05-15
 
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