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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.100.2014.tde-15012015-090832
Documento
Autor
Nombre completo
Ramon Luiz Zago de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Sandoval, Salvador Antonio Mireles (Presidente)
Ansara, Soraia
Freitas, Eduardo Luiz Viveiros de
Título en portugués
Imagens do êxodo: sentidos políticos de Jeca
Palabras clave en portugués
Cinema
Consciência política
Jeca Tatu
Memória coletiva
Sentidos políticos
Resumen en portugués
O texto é a dissertação de mestrado de Ramon Zago sobre os sentidos políticos do personagem Jeca Tatu, na obra que leva o mesmo nome, protagonizada por Amácio Mazzaropi (1960). Os sentidos políticos do Jeca foram interpretados e analisados segundo a constituição da consciência política e da memória coletiva pertinente ao personagem e sua trajetória política na obra de referência. O Jeca assume sentidos relevantes para a formação da identidade nacional, pensada a partir das referencias paulistas do caipira, de modo a ancorar suas características nos estereótipos caricaturais impressos desde sua criação, por Monteiro Lobato. O sujeito político formatado pelo cineasta está imerso nos mecanismos de operação política do coronelismo, incorpora em seu comportamento e estruturas de comando político coronelista, evidencia os estereótipos e estranhamentos entre universos urbano e rural. Ao ritualizar o comportamento caipira em suas caricaturas, o cineasta evidencia os conflitos de gênero e de classes. Apesar de retratar as problemáticas, não assume postura contrária a ordem vigente, o que possibilita apropriações diversas dos sentidos políticos. A ascensão sociopolítica de Jeca é correlata ao desejo proletário das metrópoles brasileiras, de tornar-se parte da classe dominante, sem mudar a condição de seus pares, tão pouco, as estruturas de poder. O ornitorrinco que funde os setores arcaicos da política com setores modernos da economia, em uma conjuntura institucional instável e de exceções. Onde as regras do jogo são ditadas pelo peso do legado coronelista.
Título en inglés
Images of exodus: political meanings of Jeca
Palabras clave en inglés
Cinema
Collective memory
Jeca Tatu
Political consciousness
Political meanings
Resumen en inglés
The text is the master's thesis Ramon Zago about the political meaning of the character Jeca Tatu, the work that bears the same name, starring Amácio Mazzaropi (1960). The political meaning of Jeca were interpreted and analyzed according to the constitution of the political awareness and the relevant collective memory to the character and his political career in the reference work. The Jeca assumes relevant way for the formation of national identity, thought from the São Paulo references the rustic, to anchor its features cartoonish stereotypes in print since its creation, by Monteiro Lobato. The political subject formatted by filmmaker is immersed in the political operation of coronelismo mechanisms, incorporated in their behavior and landowner political command structures, shows the stereotypes and estrangement between urban and rural worlds. To ritualize the rustic behavior in their caricatures, filmmaker highlights the conflicts of gender and class. Although portray the problem, assumes position contrary to established order, which enables various appropriations of political senses. The socio-political rise of Jeca correlates with proletarian desire of Brazilian cities, to become part of the ruling class, without changing the condition of their peers, so little power structures. The platypus that fuses the archaic sectors of the political with modern sectors of the economy, an unstable institutional environment and exceptions. Where the rules are dictated by the weight of coronelista legacy.
 
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Fecha de Publicación
2015-02-12
 
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