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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-12062023-091822
Documento
Autor
Nome completo
Jaqueline Feitoza de Araujo Zanobi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cruz, Elizabete Franco (Presidente)
Rocha, Eucenir Fredini
Schmitt, Ana Carolina Basso
Título em português
Atuação do fisioterapeuta na atenção primária a saúde, um estudo de caso em uma escola de educação infantil no município de Araras
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Creche
Fisioterapia
Resumo em português
A criação da Política Nacional de Promoção da Saúde (2006), apresenta como proposta as atividades nas Escolas Promotoras de Saúde, com ações para a alimentação saudável, práticas corporais e atividade física regular em consonância com o PSE (2007), que tem como objetivo a integralidade do cuidado em âmbito escolar e/ou na unidade básica de saúde, visando ações de prevenção e promoção a saúde, avaliação clínica e biopsicossocial e educação permanente aos profissionais de saúde, educação e jovens. No entanto, em 2019 pela portaria 2.979, o Programa Previne Brasil desvinculou as equipes multiprofissionais ao modelo do Núcleo Ampliado a Saúde da Família, com a organização, composição das equipes profissionais, atuação profissional e financiamento a cargo da gestão municipal e secretaria de saúde. Os cuidados em saúde da criança passam, necessariamente, pelas políticas específicas e intersetoriais, que são responsáveis por garantir ações de promoção a um desenvolvimento infantil adequado em todos os seus aspectos, neste contexto a comunicação, bem com o desenvolvimento de ações entre os setores saúde e educação são fundamentais, a fim de alcançar o pleno desenvolvimento. O modelo integral envolve o contexto de vida, das famílias, do território em que reside, da assistência em saúde que o cerca, sendo imprescindível o acompanhamento de profissionais da saúde nesta primeira infância. Dentre estes, o Fisioterapeuta atua na APS, desenvolvendo ações interdisciplinares e intersetoriais, com objetivo equitativo e integral as demandas na primeira infância. O objetivo da pesquisa é descrever o papel do profissional Fisioterapeuta na atenção primária à saúde em uma escola de educação infantil do município de Araras. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada por um estudo de caso do tipo descritivo, exploratório, transversal, com aplicação de roteiros de entrevistas a 33 profissionais da educação da EMEI "Professor Paulo Roland Lordello", 18 familiares dos alunos da escola e 11 profissionais da saúde da UBS "Antônio Carlos Fabrício" da área adstrita. Foram observados como resultados que o fisioterapeuta é (re)conhecido como profissional que atua no campo da reabilitação e recuperação da saúde e ações de educação em saúde. Na APS prevalece a atuação do fisioterapeuta na prevenção terciária, no entanto, sobre a atuação em escolas relataram desenvolver ações de prevenção de agravos à saúde e promoção da saúde, com atuação semelhante ao profissional de Educação Física. Em ambos os locais (APS e escola), o desconhecimento do fisioterapeuta foram relatados por entrevistadas dos três públicos entrevistados (profissionais da UBS, EMEI e familiares). Considera-se então que o fisioterapeuta é um profissional com atuação no campo da reabilitação e recuperação de saúde, no entanto, com poucas ações na prevenção de agravos e promoção da saúde na APS, creches e escolas públicas
Título em inglês
Performance of the physiotherapist in primary health care, a case study at an early childhood education school in the municipality of Araras
Palavras-chave em inglês
Nursery
Physiotherapy
Primary Health Care
Resumo em inglês
The creation of the National Policy for Health Promotion (2006), proposes activities in Health Promoting Schools, with actions for healthy eating, body practices and regular physical activity in line with the PSE (2007), which aims to the integrality of care in the school environment and/or in the basic health unit, aiming at prevention and health promotion actions, clinical and biopsychosocial evaluation and permanent education for health professionals, education and young people. However, in 2019, by decree 2,979, the Previne Brasil Program unlinked the multidisciplinary teams to the model of the Expanded Center for Family Health, with the organization, composition of professional teams, professional performance and financing being the responsibility of municipal management and the health department. Child health care necessarily involves specific and intersectoral policies, which are responsible for ensuring actions to promote adequate child development in all its aspects, in this context communication, as well as the development of actions between the health sectors and education are fundamental in order to achieve full development. The integral model involves the context of life, of families, of the territory in which they live, of the health care that surrounds them, being essential the follow-up of health professionals in this early childhood. Among these, the Physical Therapist works in PHC, developing interdisciplinary and intersectoral actions, with an equitable objective and integral to the demands in early childhood. The objective of the research is to describe the role of the professional physiotherapist in primary health care in a kindergarten in the municipality of Araras. The research had a quantitative and qualitative approach, characterized by a descriptive, exploratory, cross-sectional case study, with the application of interview scripts to 33 education professionals from EMEI "Professor Paulo Roland Lordello", 18 family members of the school's students and 11 health professionals from the UBS "Antônio Carlos Fabrício" from the assigned area. As a result, it was observed that the physiotherapist is (re)known as a professional who works in the field of health rehabilitation and recovery and health education actions. In PHC, the role of the physiotherapist in tertiary prevention prevails, however, regarding the work in schools, they reported developing actions to prevent health problems and promote health, with a similar role to the Physical Education professional. In both places (PHC and school), the physiotherapist's lack of knowledge was reported by interviewees from the three interviewed audiences (UBS professionals, EMEI and family members). It is then considered that the physiotherapist is a professional working in the field of rehabilitation and health recovery, however, with few actions in the prevention of injuries and health promotion in PHC, day care centers and public schools
 
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Data de Publicação
2023-12-15
 
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