• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-11112022-151028
Documento
Autor
Nome completo
Marina Corazza Padovani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Velardi, Marilia (Presidente)
Pacheco, Deise Abreu
Veloso, Verônica Gonçalves
Título em português
Quando as águas transbordam: a escrita literária brotando de percursos artístico-político-pedagógicos feitos de vozes, águas, ventos e asfalto pela cidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
Escrita literária
Investigação baseada nas artes
Juventudes
Periferias
Políticas públicas
Programa Vocacional
Teatro e educação
Resumo em português
A escrita literária como possibilidade de elaborar as trajetórias percorridas ao longo de vinte anos como artista e educadora pela cidade de São Paulo. A escrita literária como possibilidade de ecoar e desdobrar vozes de diferentes tempos e espaços para a reflexão crítica sobre arte, educação e construção de políticas públicas em cultura na e para a cidade de São Paulo. A escrita literária como possibilidade de dar a ver interstícios vividos por aquelas e por aqueles que se deslocam com os pés no asfalto das grandes avenidas - onde adormecidos estão os rios - e pelas pequenas vielas das periferias, insistindo em ser mais do que mão-de-obra precarizada, insistindo em não aquietar o fogo de criar, de poetizar, de teatralizar, de compor, de cantar, e de reunir gente pra ensinar, aprender e inventar modos diferentes de lutar, por entre e para além - dos muros das instituições por uma existência coletiva igualitária, justa e feliz.
Título em inglês
When the waters overflow: the literary writing gushing from artistical political pedagogical routes made of voices, waters, winds and asphalt through the city of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Arts based research
Literary Writing
Programa Vocacional
Public Policies
Suburbs
Theater and Education
Youths
Resumo em inglês
The literary writing as a possibility to elaborate the paths wandered along twenty years as an artist andan educator through the city of São Paulo. The literary writing as a possibility to echo and to unfold voices from different times and spaces for the critical reflection about Art, Education and the construction of public policies in Culture in and for the city of São Paulo. The literary writing as a possibility to show the interstices lived by those whom move with their feet over the asphalt of the big avenues where the rivers are asleep and through the narrow alleys of the suburbs, insisting on being more than precarious manpower, insisting on not to calm the flames of creating, of poetizing, of theatricalizing, of composing, of singing and gathering people to teach, to learn and to invent different ways of fighting between and beyond the walls of the institutions, for a collective, egalitarian, just and happy existence.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.