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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-03032015-172326
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugenia Augusto Grégorio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Sandoval, Salvador Antonio Mireles (Presidente)
Ansara, Soraia
Dantas, Bruna Suruagy do Amaral
Título em português
Terceiro Setor e educação não formal: o impacto da formação continuada da ação comunitária na consciência política de educadores sociais das organizações conveniadas da zona sul e região metropolitana de São Paulo
Palavras-chave em português
Consciência política
Conscientização
Educação não formal
Educadores sociais
Formação continuada
Resumo em português
A presente pesquisa teve por objetivo analisar o impacto da formação continuada na Consciência Política de educadores sociais. Considerando as práticas de Educação Não Formal e a reconfiguração neoliberal entre Estado, mercado e sociedade civil a partir dos anos de 1990 no Brasil, foi estudada a formação continuada de uma Organização do Terceiro Setor, a Ação Comunitária, localizada no bairro do Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo que firma convênios com Organizações de bairro da zona sul e região metropolitana de São Paulo para a oferta de Programas socioeducativos e formação continuada para líderes comunitários, gestores e educadores sociais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com documentos públicos e internos da Ação Comunitária; grupo focal, entrevistas semiestruturadas e observação das aulas com os educadores sociais. Para a análise, foi utilizada a Análise de Conteúdo relacionando-a ao referencial teórico da Consciência Política. Os documentos revelaram que a formação continuada tem um modelo neoliberal construído dado o contexto onde está inserida contribuindo para a ampliação do desmantelamento do Estado quase como um caminho sem volta. O grupo focal, as entrevistas e a observação das aulas dos educadores sociais revelaram que a sua Consciência Política vem se construindo numa relação de oposição à Escola.
Título em inglês
Third sector and non-formal education: the impact of the continuing education of Ação Comunitária in the political consciousness of social educators partner organizations from south area and São Paulo metropolitan region
Palavras-chave em inglês
Conscientization
Continuing education
Non-formal education
Political consciousness
Social educators
Resumo em inglês
The present research aimed to analyze the impact of continuing training in political consciousness of social educators. Considering the practices of Non-Formal education and neoliberal rewriting between State, market and civil society from the year 1990 in Brazil, studied the formation of an organization of the third sector, community action, located in the neighborhood of Campo Limpo, the southern part of the city of São Paulo that firm partnerships with neighborhood organizations of the South and São Paulo metropolitan region to offer socalled "Programs and continuing education for community leaders, social educators and managers. Qualitative research was conducted with public and internal documents of Ação Comunitária; focal group, semi-structured interviews and observation of lessons from social educators. For the analysis, content Analysis was used in relation to the theoretical framework of political consciousness. The documents revealed that the continuing education has a neoliberal model built given the context in which it operates, contributing to the expansion of the dismantling of the State almost as a one-way street. The focal group interviews and observation of social educators lessons revealed that his political consciousness has been building a relationship of opposition to school.
 
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Data de Publicação
2015-04-15
 
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