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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-02102020-191838
Documento
Autor
Nome completo
Anna Carolina Longano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Velardi, Marilia (Presidente)
Almeida, Veronica Fabrini Machado de
Pires, Beatriz Helena Fonseca Ferreira
Título em português
Seu corpo, sua arte: uma jornada artística-pedagógica-corporal
Palavras-chave em português
Corpo
Feminismo latino-americano
Investigação baseada nas artes
Pedagogia
Teatro
Resumo em português
Esta é uma investigação radicalmente qualitativa, radicalmente feminista e radicalmente artística com/na/da/sobre arte, pedagogia e corpo. Trabalhando há mais de dez anos como atriz, dramaturga e pedagoga teatral, após uma traumatizante experiência pessoal voltei meus olhos para as opressões que moldavam meu corpo de artista. Entendendo que essas opressões não estavam apenas em meu corpo e não se limitavam apenas ao ambiente artístico, comecei a construir uma jornada radicalmente qualitativa: à minha experiência somei uma bibliografia transdisciplinar e a criação de um grupo de estudos especialmente para esta investigação. Diferentes saberes e pessoas são referências nesta produção e documentação de conhecimento que se pretende ser não patriarcal. Partindo da teoria feminista latino-americana, na qual o patriarcado é considerado o eixo de todas as opressões, as interpretações feitas nesta investigação são radicalmente feministas, evidenciando o patriarcado presente no Teatro e nas práticas pedagógicas teatrais. Esta investigação não é direcionada apenas para mulheres, mas surge do meu corpo ferido, violentado e oprimido de mulher brasileira, logo, latino-americana. Conto, então, meu processo de questionar, perceber e combater o patriarcado em minhas práticas pedagógicas, artísticas e, finalmente, em mim mesma. Feita por uma artista, esta investigação é uma produção científica e, também, uma produção radicalmente artística. A partir dos seis sentidos (audição, visão, tato, paladar, olfato e propriocepção), convido quem a lê a fazer parte desta jornada artística-pedagógica-corporal, uma jornada assim nomeada por ser cíclica, e não hierárquica. Pedagogia, corpo e arte convivem em constante troca, compartilhando o protagonismo nesta investigação. Esta dissertação é a documentação de COMO uma artista, pedagoga e feminista investigou corpo, arte e pedagogia, e compartilho inquietações, reflexões, utopias e inspirações para que nós, pedagogas, artistas, mas, principalmente, cidadãs, possamos construir possibilidades de agir, pensar, ser e viver de maneira não opressora em um mundo ainda! patriarcal
Título em inglês
Your body, your art: an artistic-pedagogical-corporal journey
Palavras-chave em inglês
Art based research
Body
Latin American feminist
Pedagogy
Theatre
Resumo em inglês
This is a radically qualitative, radically feminist and radically artistic investigation with/on/in/about art, pedagogy and body. Working for more than ten years as an actress, playwright and theater educator, after a traumatic personal experience I turned my eyes to the oppressions that shaped my body as an artist. Understanding that these oppressions were not only in my body and were not limited to the artistic environment, I started to build a radically qualitative journey: to my experience I added a transdisciplinary bibliography and the creation of a study group especially for this investigation. Different knowledge and people are references in this production and documentation that is intended to be non-patriarchal of knowledge. Starting from the Latin American feminist theory, in which patriarchy is considered the axis of all oppressions, the interpretations made in this investigation are radically feminist, showing the patriarchy present in the Theater and in the theater pedagogical practices. This investigation is not only aimed at women, but starts from my injured, hurted and oppressed Brazilian woman, therefore, a Latin American woman, body. I then recount my process of questioning, perceiving and fighting patriarchy in my pedagogical, artistic practices and, finally, in myself. Made by an artist, this investigation is a scientific production and, also, a radically artistic production. From the six senses (hearing, sight, touch, taste, smell and proprioception), I invite anyone who reads it to be part of this artistic-pedagogical-corporal journey, a journey so named because it is cyclical, and not hierarchical. Pedagogy, body and art live in constant exchange, sharing the protagonism in this investigation. This dissertation is the documentation of HOW an artist, pedagogue and feminist investigated body, art and pedagogy, and I share concerns, reflections, utopias and inspirations so that we, educators, artists but, mainly, citizens, can build possibilities of acting, thinking, to be and live in a non-oppressive way in a patriarchal - yet! - world
 
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longano_corrigida.pdf (6.74 Mbytes)
Data de Publicação
2021-06-21
 
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