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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-27092021-080208
Documento
Autor
Nombre completo
Livia Teixeira Duarte
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Marcicano, João Paulo Pereira (Presidente)
Andrade, Rita Morais de
Italiano, Isabel Cristina
Magalhães, Valéria Barbosa de
Título en portugués
O fiado da memória: estudo do fazer artesanal têxtil no âmbito doméstico em Ipameri - GO
Palabras clave en portugués
Artesanato têxtil
Campesinato goiano
História oral
Sustentabilidade
Vestuário
Resumen en portugués
Existe uma importante literatura referente a prática da tecelagem manual no Brasil. Contudo, pouco se pesquisou sobre as práticas que dão seguimento ao ciclo de vida dos têxteis artesanais, como a modelagem, a costura ou mesmo seu uso. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o ciclo de vida de um produto têxtil artesanal como um todo, desde a obtenção dos recursos primários até seu descarte. Esta compreensão não abrange apenas a dimensão técnica dos processos, mas também os aspectos ligados à sociedade, cultura e sustentabilidade. O contexto escolhido para a investigação é o município de Ipameri (GO) em meados do século XX, em um período em que predominava um modo de vida campesino e que é anterior à substituição massiva dos têxteis artesanais pelos industrializados que vai ocorrer por volta da década 1980. Além da literatura sobre o tema, os dados foram obtidos por meio de entrevistas com mulheres que praticam ou praticaram estas atividades. O método que norteia o trabalho e a história oral e as entrevistadas são elementos- chave na narrativa da pesquisa. O que elas nos contam é que, dentro de uma sociedade em que a produção de têxteis era uma obrigação feminina, a relação das artesãs com essas práticas é uma mistura de ressentimento e satisfação. Relatam também que a transição dos produtos têxteis artesanais para os industrializados foi um processo lento fomentado pela urbanização, industrialização e modernização do campo. Além disso, provam que apesar da produção artesanal não ser preponderante, precisa ser registrada para atestar que existiram realidades de produção diferentes da atual e que muitas outras ainda podem ser criadas. Por fim, demonstram que as tecnologias estão em constante mudança, não só em suas formas concretas, mas também na concepção que a sociedade faz acerca delas
Título en inglés
The thread of memory: study of textile craft making in the domestic environment in Ipameri-GO
Palabras clave en inglés
Costume history
Oral history
Peasantry in Goias
Sustainability
Textile craft
Resumen en inglés
There is an important literature about the hand weaving practice in Brazil. However, limited research has been done on the activities that cover the life cycle of handcrafted textiles, such as pattern making, sewing, or even their use. Hence, this research aims to understand the life cycle of a handcrafted textile product as a whole, from extraction of raw materials to its disposal. This understanding does not only cover the technical dimension of the processes, but also comprehends aspects related to society, culture and sustainability. The context chosen for the investigation is the municipality of Ipameri (GO) in the 20th century, in a period in which a peasant way of life predominated and which is prior to the massive replacement of handcrafted by industrialized textiles that will occur around the 1980s. In addition to the literature about the subject, data were obtained through interviews with women who performed or perform these activities. The method that guides the research is oral History and the interviewees are a key element in the research narrative. What they tell us is that within a society in which textile production was a female obligation, the artisans' relationship with these practices is a mixture of resentment and satisfaction. They also say that the transition from handcrafted to industrialized textile products was a slow process fostered by urbanization, industrialization and modernization of the countryside. Furthermore, they prove that although artisanal production is not predominant nowadays, it is necessary to be registered to attest that there were different production realities from the current one and that many others are still to be created. Finally, they show that technologies are constantly changing, not only in their concrete forms, but also in society's conception of them
 
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Fecha de Publicación
2022-09-26
 
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