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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-26052023-144943
Document
Author
Full name
Bárbara Santos Aires
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Lopes, Andrea (President)
Bestetti, Maria Luisa Trindade
Italiano, Isabel Cristina
Marques, Izabel de Madureira
Title in Portuguese
Moda, Aparência Feminina e Revolução Grisalha
Keywords in Portuguese
Aparência
Cabelo Branco e Grisalho
Moda
Movimento Feminista
Revista ELLE Brasil
Revolução Grisalha
Abstract in Portuguese
Na contemporaneidade, surge e ganha visibilidade um movimento social, de abrangência internacional, denominado revolução grisalha. Nele, mulheres de diversas idades estão assumindo os cabelos brancos e grisalhos como símbolo de libertação dos padrões sociais de origem patriarcal. Assim, a revolução grisalha tem caráter estético, identitário, político e individual. O objetivo da pesquisa foi investigar o movimento revolução grisalha e o seu alcance na moda, por meio da revolução das aparências femininas e seus significados. O primeiro estudo tratou-se de uma revisão de escopo envolvendo os termos cabelo branco e grisalho. Os resultados indicaram que ambos são entendidos como marcadores biológicos de envelhecimento, velhice e ser velho/idoso, sejam como sinônimos ou caracterização física. Derivam conjuntos de significados polarizados: autonomia, poder e libertação versus negação, decadência, perdas e estereótipos. O segundo estudo foi uma revisão narrativa, cujo objetivo foi caracterizar, discutir e documentar a produção existente sobre a revolução grisalha, principiante veiculada nas mídias. Observou-se uma tensão entre os discursos de libertação dos padrões de beleza normativos e a midiatização do movimento como tendência de moda, que representa e reproduz perfis femininos tradicionalmente cultuados. Por fim, realizou-se um estudo de caso etnográfico sobre o conteúdo da revista ELLE Brasil. Buscou-se identificar e caracterizar o possível alcance do movimento na indústria da moda, por meio das aparências femininas. A análise apontou o alcance processual e ascendente, partindo da discreta presença inicial, seguida por sua visibilidade identitária, ampliação, legitimidade e sinais de naturalização. A tônica da revolução grisalha aparece nos diversos segmentos da revista. O ápice é a mais recente criação do chamado look grisalho como tendência e produto de moda, adotado por jovens fashionistas e estilistas, de forma artificial. Por meio do estudo da ELLE Brasil, conclui-se que o movimento revolução grisalha alcança a indústria da moda ao vermos sua presença refletida na capa, matérias, desfiles, streetwear, campanhas e editoriais de moda, com destaque para o conteúdo imagético e estético. Porém, ainda avança de forma a reforçar antigos padrões estéticos de beleza, por meio da inserção e destaque de mulheres com cabelo branco e grisalho que são brancas, magras e, a maioria, jovens. Novas pesquisas devem ser realizadas, considerando que se trata de um tema ainda muito pouco explorado no campo da Moda.
Title in English
Fashion, Female Appearance and Revolution Gray
Keywords in English
Appearance
ELLE Brasil Magazine
Fashion
Feminist Movement
Revolution Gray
White and Gray Hair
Abstract in English
In contemporary times, a social movement, with an international scope, called the gray revolution, emerges and gains visibility. In it, women of different ages are assuming white and gray hair as a symbol of liberation from patriarchal social standards. Thus, the gray revolution has an aesthetic, identity, political and individual character. The objective of the research was to investigate the gray revolution movement and its reach in fashion, through the revolution of female appearances and their meanings. The first study was a scope review involving the terms white and gray hair. The results indicated that both are understood as biological markers of aging, old age and being old/elderly, either as synonyms or physical characterization. They derive sets of polarized meanings: autonomy, power and liberation versus denial, decadence, losses and stereotypes. The second study was a narrative review, whose objective was to characterize, discuss and document the existing production on the grisalha revolution, just beginning, conveyed in the media. A tension was observed between the discourses of liberation from normative beauty standards and the mediatization of the movement as a fashion trend, which represents and reproduces traditionally worshiped female profiles. Finally, an ethnographic case study was carried out on the content of the magazine Elle Brasil. It sought to identify and characterize the possible reach of the movement in the fashion industry, through female appearances. The analyzes pointed to the procedural and ascending reach, starting from the discreet initial presence, followed by its identity visibility, expansion, legitimacy and signs of naturalization. The tonic of the gray revolution appears in the various segments of the magazine. The apex is the most recent creation of the so-called gray look as a trend and fashion product, artificially adopted by young fashionistas and stylists. Through the study of ELLE Brazil, it is concluded that the gray revolution movement reaches the fashion industry when we see its presence reflected in the cover, articles, fashion shows, streetwear, campaigns and fashion editorials, with emphasis on the imagery and aesthetic content. However, it still advances in order to reinforce old aesthetic standards of beauty, through the insertion and highlight of women with white and gray hair who are young, white and thin. New research must be carried out, considering that this is a subject that is still very little explored in the field of Fashion.
 
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Publishing Date
2023-07-05
 
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