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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.100.2016.tde-22082016-172827
Documento
Autor
Nome completo
Décio Vicentim de Jesus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Vicentini, Claudia Regina Garcia (Presidente)
Mendes, Francisca Dantas
Sant'Anna, Patrícia
Título em português
A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
Palavras-chave em português
Gestão do conhecimento
Moda
Processo de desenvolvimento de produto
Resumo em português
Nas confecções (segmento produtivo com ênfase no campo dos negócios do vestuário de moda), os impactos mercadológicos determinam constantes revisões no processo de desenvolvimento de produto, fato de que resultam alterações nas áreas de produção, logística e vendas. As confecções de produtos de moda, sendo uma das indústrias criativas (organizações que tenham a criatividade como seu core-business), mobilizam, para o desenvolvimento de seus produtos, departamentos e pessoas, que trocam dados e informações necessários para atender às metas mercadológicas da organização. Essa interação desencadeia a aprendizagem, a colaboração e a construção de conhecimentos para futuras tomadas de decisões. O principal objetivo desse trabalho é o de investigar a natureza das informações utilizadas no planejamento de coleção (a etapa inicial do processo de desenvolvimento de produto) e observar se o conhecimento gerado durante o processo é armazenado, disseminado e utilizado como capital intelectual para a tomada de decisões a médio e longo prazos, supondo que a abordagem de questões estratégicas também esteja diretamente relacionada ao planejamento de coleção. Para atingir o objetivo geral deste trabalho, buscou-se: descrever o processo de desenvolvimento de moda; destacar a importância do planejamento de coleção; estudar a gestão do conhecimento, o planejamento estratégico e a economia criativa, que juntamente com os resultados do estudo de caso, são apresentados com a finalidade de retratar a realidade dessas indústrias
Título em inglês
The knowledge management for the service of product development process in fashion companies
Palavras-chave em inglês
Fashion
Knowledge management
Product Development Process
Resumo em inglês
In clothing industry (productive segment with emphasis into the business of fashion clothing), the impacts and trends from the market result constant reviews in the product development process, resulting in changes in the areas of production, logistics and sales. The fashion clothing industry, as one of the most creative company (creativity as the basis in their core business), mobilize various department and people for achieving their product development, that make all of them to exchange a great number of data in order to meet the organization's marketing goals. This interaction process triggers learning, collaboration and knowledge building for future decision make. The objective of this study is to investigate the information´s essence used in the collection planning (the initial stage of the product development process) and check if the knowledge generated during this process is duly stored, disseminated and used as intellectual capital for the decision make under medium and long terms, assuming that the approach of strategic issues is also directly related to the collection planning. In order to achieve the aim of this study, we tried to describe the process of fashion development, to highlight the importance of the planning process of the collection, to study the knowledge management, the strategic planning and the creative economy, which joined with the results of the case study are presented in order to portray the reality of these industries
 
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Data de Publicação
2016-08-31
 
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