• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2013.tde-19022014-213611
Documento
Autor
Nome completo
Danielle Paganini Beduschi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Italiano, Isabel Cristina (Presidente)
Menezes, Marizilda dos Santos
Souza, Patrícia de Mello
Título em português
Diretrizes para o ensino de modelagem do vestuário
Palavras-chave em português
Design de Moda
Ensino
Modelagem
Moulage
Resumo em português
O presente trabalho aborda análises históricas das metodologias utilizadas para o ensino da modelagem do vestuário e propõe o desenvolvimento de diretrizes para este ensino. Para tanto, realiza um levantamento histórico a respeito das diversas técnicas e métodos utilizados desde a década de 1960, fazendo uma comparação entre método e período sociocultural, visando à busca de técnicas que facilitem o processo de aprendizado em discussão. A análise das principais técnicas de modelagem utilizadas ao longo do tempo, das organizações curriculares dos principais cursos de graduação de Moda, e das pesquisas com profissionais educadores da área, proporcionarão uma ampla visão do que pode ser utilizado para otimizar o processo de aprendizado e o que deve ser descartado, por não favorecer uma formação mais rápida e de melhor qualidade. Após o estudo em questão, este projeto propõe um conjunto de diretrizes que favoreça a transformação do aluno em um profissional qualificado para atuar na área de modelagem do vestuário.
Título em inglês
Guidelines for patternmaking teaching
Palavras-chave em inglês
Fashion Design
Moulage
Patternmaking
Teaching
Resumo em inglês
This research discusses historical analysis of methodologies for pattern making teaching and proposes the development of guidelines for teaching. The study presents a historical survey about the various techniques and methods used since the 1960s, making a balance between method and socio-cultural period in order to search for techniques to facilitate the learning process under discussion. The analysis of the main pattern making techniques used over time, the curricula of leading Fashion Graduation programs, and the research with professional educators, will provide a broad overview of what can be used to optimize the learning process and what should be discarded for not favoring a faster and better training. After the study in question, this project proposes a set of guidelines that encourage the transformation of the student in a qualified professional to act in Pattern making clothing.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.