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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-16042020-162420
Documento
Autor
Nome completo
Caroline Meira Nunes de Almeida
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Held, Maria Silvia Barros de (Presidente)
Italiano, Isabel Cristina
Mattos, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de
Mello, Regina Lara Silveira
Título em português
Relações entre moda, corpo e imagem na construção de identidade: Maria Antonieta
Palavras-chave em português
Corpo
Identidade
Maria Antonieta
Memória
Moda
Resumo em português
A presente pesquisa consiste em compreender a partir de revisão bibliográfica selecionada, a relação entre moda, corpo e imagem na construção da identidade da figura de Maria Antonieta. A investigação desenvolve-se a partir de pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica das principais interpretações sobre os temas. Teorias de autores como Giles Lipovestky, Lars Svendsen e Georg Simmel permitiram a análise do sistema de moda como algo múltiplo. Observa-se o funcionamento da moda como fenômeno coletivo e também individual que auxilia a construção das identidades dos sujeitos, ao oferecerem possibilidades simbólicas de representação. O conceito de corpo como suporte da imagem, proposto por Hans Belting, permite a aproximação e a relação entre moda, corpo e imagem. A reflexão teórica e crítica dos temas permite a análise da figura de Maria Antonieta, última rainha da França, que utilizou o vestuário como seu principal instrumento político, de poder e sobrevivência na corte de Versalhes. Os conceitos do duplo, desenvolvido por Régis Debray, e da memória são partes fundamentais da pesquisa, que tornam possível verificar a influência que a figura de Maria Antonieta ainda exerce na publicidade e nas várias esferas da moda. Trata-se, portanto, de compreender a dimensão que o significado do vestuário possui de moldar identidades através de expressões e memórias que as roupas guardam
Título em inglês
Relations between fashion, body and image in the construction of identity: Marie-Antoinette
Palavras-chave em inglês
Body
Fashion
Identity
Marie-Antoinette
Memory
Resumo em inglês
This research consists in understanding, from a selected bibliographic review, the relation between fashion, body and image in the construction of the identity of the figure of Marie-Antoinette. The investigation is based on qualitative research from bibliographic sources of the main interpretations on the themes. Theories by authors such as Giles Lipovetsky, Lars Svendsen and Georg Simmel allowed the analysis of the fashion system as something multiple. It is possible to observe the functioning of fashion as a collective and an individual phenomenon that helps in the construction of the subjects identities, by offering symbolic possibilities of representations. The concept of the body as image support, proposed by Hans Belting, allows the approximation and the relation between fashion, body and Image. Theoretical and critical reflection on the themes makes it possible to analyze the figure of Marie-Antoinette, the last queen of France, who used clothing as her main political, power and survival instrument in the court of Versailles. The concepts of the double, proposed by Regis Debray, and the concepts of memory are fundamental parts of the research, which make it possible to verify the influence that the figure of Marie-Antoinette still has on advertising and in the various spheres of fashion. It is, therefore, about understanding the dimension that the meaning of clothing has to shape identities through expressions and memories that the clothes keep
 
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Data de Publicação
2021-06-24
 
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