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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-13082015-111103
Documento
Autor
Nome completo
Júlia Nunes Cordeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Vicentini, Claudia Regina Garcia (Presidente)
Mendes, Francisca Dantas
Sant'Anna, Patrícia
Título em português
A criatividade na indústria da moda: estudo comparativo entre ambientes profissionais da indústria e do ateliê
Palavras-chave em português
Criatividade
Indústria
Moda
Vestuário
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é contextualizar os profissionais de criação de moda em relação ao seu processo de criação e ao ambiente de trabalho no qual estão inseridos. Para muitos designers de moda, o processo criativo sofre influências de variáveis que dificultam o desenvolvimento de produtos. Tratando de criação de produtos de moda, a poluição sonora, visual, falta de sintonia entre a equipe criativa, prazos incabíveis e despreparo dos líderes constituem alguns dos itens que podem interferir negativamente no processo criativo em um ambiente de trabalho. O mercado da moda que não compete apenas pelos preços mais baixos e nem se rende à cópia, exige inovação nos produtos e muita criatividade no desenvolvimento dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com estilistas de empresas de grande porte e estilistas proprietários da própria marca que desenvolviam seus produtos em ateliê. Os contrastes e semelhanças dos profissionais que elaboravam peças para produção em larga escala e produções exclusivas foram discutidos na análise dos dados coletados. Desta forma, esta pesquisa apresenta a relação da moda com a criatividade e os profissionais que desenvolvem produtos de moda exclusivos e em quantidade limitada ou em um sistema exigente de produção em massa
Título em inglês
The creativity in the fashion industry: comparative study of professionals environments of industry and studio.
Palavras-chave em inglês
Clothing
Creativity
Fashion
Industry
Resumo em inglês
For many fashion designers, the creative process is influenced by variables that hinder the development of products. Trying to create a factory of fashion products, noise pollution, visual pollution, lack of syntony between the creative team, difficult deadlines and unpreparedness of the leaders are some of the items that can discourage the creative process in a work environment that often, is not propitious. The fashion market that does not compete just for lowest prices and not surrender to copy, requires product innovation and creativity in the development thereof. The objective of this study is to contextualize the professionals of fashion creation in relation to the process of creation and the work environment in which they ate inserted. A field research with designers of large companies and own brand owners designers who develop their products in studio was held. The contrasts and similarities of professionals that develop clothes for large-scale production and exclusive productions are discussed in the analysis of the collected data. Thus, this research traces a broadcast fashion with creativity and professionals who develop unique fashion products and in limited quantities or in a demanding system of mass production.
 
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Dissertacao.pdf (1.25 Mbytes)
Data de Publicação
2016-05-03
 
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