• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-11112021-165323
Documento
Autor
Nome completo
Sarah Correa Soler Albino Titz de Rezende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Held, Maria Silvia Barros de (Presidente)
Marcicano, João Paulo Pereira
Mello, Regina Lara Silveira
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do
Título em português
Neurodesign: a inserção da neurociência no método criativo de design
Palavras-chave em português
Design
Metodologia do Design
Neurodesign
Neurofisiologia comportamental
Resumo em português
O século XXI, conhecido como o século da mente, trouxe diversos avanços significativos, entre eles, os recursos tecnológicos que resultaram numa maior compreensão acerca do ser humano, em especial ao funcionamento do cérebro e da mente. Algumas teorias surgiram e foram cruciais para trazer uma nova forma de relacionar a mente à fala, ao comportamento, à percepção e a motivação humana. Surge então a neurociência do consumo, que faz a conexão da neurociência com o comportamento do consumidor, assim como outras novas subáreas, como a neuroestética, que investiga a relação da arte no cérebro, o neuromarketing que traça a relação entre as peças de comunicação com a mente, e o foco deste estudo que é o neurodesign. A pesquisa tem o objetivo de investigar a inserção da neurociência no processo criativo de design. Para isso, foram levantados o estado da arte, cases que ilustram a inserção no mercado da beleza e do design, e realizadas entrevistas com designers e com os representantes das agências e escritórios de design, das consultorias de neurociência do consumo e professores universitários no Brasil. Deste modo, foi possível o estudo da identificação, aplicação, similaridades e divergências no uso da neurociência dentro do processo criativo de design
Título em inglês
Neurodesign: the insertion of neuroscience in the creative method of Design
Palavras-chave em inglês
Behavioral neurophysiology
Design Methodology
Neurodesign
Neuroscience of Consumption
Resumo em inglês
The 21st century, known as the century of the mind, brought several significant advances, among them the technological resources that resulted in a greater understanding about the human being, especially the functioning of the brain and the mind. Some theories emerged and were crucial to bring a new way of relating the mind to speech, behavior, perception, and human motivation. Then emerges the neuroscience of consumption, which connects neuroscience with consumer behavior, as well as other new subfields, such as neuroaesthetics, which investigates the relationship of art on the brain, neuromarketing which traces the relationship between communication pieces and the mind, and the focus of this study which is neurodesign. The research aims to investigate the insertion of neuroscience in the creative process of design. For this, the state of the art was surveyed, cases that illustrate the insertion in the beauty and design market, and interviews were conducted with designers and with representatives of design agencies, design offices, consumer neuroscience consultancies and university professors in Brazil. Thus, it was possible to study the identification, application, similarities and divergences in the use of neuroscience within the creative design process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Sarah_Rezende.pdf (18.78 Mbytes)
Data de Publicação
2022-07-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.