• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-11112021-165323
Documento
Autor
Nombre completo
Sarah Correa Soler Albino Titz de Rezende
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Held, Maria Silvia Barros de (Presidente)
Marcicano, João Paulo Pereira
Mello, Regina Lara Silveira
Nascimento, Luís Cláudio Portugal do
Título en portugués
Neurodesign: a inserção da neurociência no método criativo de design
Palabras clave en portugués
Design
Metodologia do Design
Neurodesign
Neurofisiologia comportamental
Resumen en portugués
O século XXI, conhecido como o século da mente, trouxe diversos avanços significativos, entre eles, os recursos tecnológicos que resultaram numa maior compreensão acerca do ser humano, em especial ao funcionamento do cérebro e da mente. Algumas teorias surgiram e foram cruciais para trazer uma nova forma de relacionar a mente à fala, ao comportamento, à percepção e a motivação humana. Surge então a neurociência do consumo, que faz a conexão da neurociência com o comportamento do consumidor, assim como outras novas subáreas, como a neuroestética, que investiga a relação da arte no cérebro, o neuromarketing que traça a relação entre as peças de comunicação com a mente, e o foco deste estudo que é o neurodesign. A pesquisa tem o objetivo de investigar a inserção da neurociência no processo criativo de design. Para isso, foram levantados o estado da arte, cases que ilustram a inserção no mercado da beleza e do design, e realizadas entrevistas com designers e com os representantes das agências e escritórios de design, das consultorias de neurociência do consumo e professores universitários no Brasil. Deste modo, foi possível o estudo da identificação, aplicação, similaridades e divergências no uso da neurociência dentro do processo criativo de design
Título en inglés
Neurodesign: the insertion of neuroscience in the creative method of Design
Palabras clave en inglés
Behavioral neurophysiology
Design Methodology
Neurodesign
Neuroscience of Consumption
Resumen en inglés
The 21st century, known as the century of the mind, brought several significant advances, among them the technological resources that resulted in a greater understanding about the human being, especially the functioning of the brain and the mind. Some theories emerged and were crucial to bring a new way of relating the mind to speech, behavior, perception, and human motivation. Then emerges the neuroscience of consumption, which connects neuroscience with consumer behavior, as well as other new subfields, such as neuroaesthetics, which investigates the relationship of art on the brain, neuromarketing which traces the relationship between communication pieces and the mind, and the focus of this study which is neurodesign. The research aims to investigate the insertion of neuroscience in the creative process of design. For this, the state of the art was surveyed, cases that illustrate the insertion in the beauty and design market, and interviews were conducted with designers and with representatives of design agencies, design offices, consumer neuroscience consultancies and university professors in Brazil. Thus, it was possible to study the identification, application, similarities and divergences in the use of neuroscience within the creative design process
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Sarah_Rezende.pdf (18.78 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.