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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-08112019-153034
Documento
Autor
Nome completo
Dalila Vieira Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Karam Junior, Dib (Presidente)
Kanamaru, Antonio Takao
Prado, Jose Pacheco de Almeida
Rostelato, Maria Elisa Chuery Martins
Título em português
A implantação do comércio eletrônico no varejo de moda
Palavras-chave em português
Comércio varejista
E-commerce
Marketing on-line
Moda
Resumo em português
Com base no atual cenário virtual que a disseminação do acesso à Internet possibilitou, esta pesquisa procura compreender a adaptação do setor de moda ao comércio eletrônico (e-commerce), particularmente em marcas de varejo. O objetivo específico é avaliar o impacto deste novo canal de vendas, tanto do ponto de vista do varejista quanto do consumidor. O referencial teórico foi estabelecido por meio de uma revisão bibliográfica sobre marketing, comportamento do consumidor, e-commerce no setor de moda, análise de dados on-line, plano de estratégia e publicidade on-line, que levam ao sucesso do e-commerce na digitalização transformadora. As peculiaridades dos negócios de comércio eletrônico definem as atividades de venda e compra de produtos e serviços através de uma rede eletrônica e virtual. A pesquisa aprofundou-se nas análises das possíveis estratégias de mercado que, ao serem aplicadas no varejo de moda, possibilitam maximizar os lucros no setor. Considera-se ainda que, incorporar as mais recentes tecnologias desenvolvidas para este mercado, com o objetivo de minimizar os obstáculos das vendas on-line de moda, gera maior competitividade no setor e cria-se relações de confiança entre marcas e consumidores. A coleta de dados foi conduzida através do comparativo entre banners e vitrines de marcas notoriamente conhecidas no varejo de moda atual. A intenção é investigar como essas empresas se posicionam nos diferentes canais de vendas, seja ele físico (off-line) ou on-line, e como isso reflete no posicionamento de marca
Título em inglês
The implementation of e-commerce in fashion retail
Palavras-chave em inglês
E-commerce
Fashion
On-line marketing
Retail business
Resumo em inglês
Based on the current virtual scenario made possible by the propagation of internet access, this research seeks to understand the adaptation of fashion industry to e-commerce, particularly in retail brands. The specific purpose is to evaluate the impact of this new scenario, both from the retailer's and the consumer's point of view. The theoretical framework was established through a literature review of marketing, consumer behaviour, e-commerce in the fashion industry, online data analysis, strategy plan and on-line advertising, which lead to e-commerce success during the disruptive digitalization period. The peculiarities of e-commerce businesses define the process of buying and selling products and services through an electronic and virtual network. This research has deepened the analysis of possible market strategies that when applied in fashion retail, make it possible to maximize profits in the business. It is also considered that incorporating the latest technologies developed for this market, aiming to minimize the obstacles of online fashion sales, generates greater competitiveness in the industry and creates trusting relationships between brands and consumers. Data collection was conducted by comparing banners and storefronts of well-known brands in today's fashion retail market. The final intent is to investigate how these companies present themselves in different sales channels, whether physical (offline) or online, and how this reflects on their brand strategy
 
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Data de Publicação
2019-12-10
 
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