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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-03112022-114259
Documento
Autor
Nome completo
Milena Silva Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian (Presidente)
Borgiani, Danielle Silva Simões
Held, Maria Silvia Barros de
Pereira, Carlos de Brito
Título em português
A circularidade na cadeia produtiva de moda brasileira: um estudo de casos múltiplos
Palavras-chave em português
Cadeia produtiva Têxtil e de Confecção
Economia Circular
Negócios de moda sustentáveis e circulares
Sustentabilidade
Resumo em português
Os meios de produção e consumo alteram os processos, a utilização de insumos e o próprio meio ambiente. Desse modo, a deterioração do ecossistema arrisca a fabricação de bens e serviços, devido a disponibilidade limitada de recursos naturais e os impactos ambientais e sociais negativos resultantes dos processos manufatureiros. A indústria Têxtil e de Confecções é o segundo setor em volume de gastos dos cidadãos, além de causar impactos como a extração insustentável de recursos, mudanças climáticas, efeitos contrários sobre a água, contaminação advinda do descarte da produção, geração de resíduos, más condições de trabalho, entre outros. Sendo assim, a implementação de sistemas sustentáveis e circulares na produção e em negócios têxteis e de confecção transforma a maneira na qual as organizações funcionam. O presente estudo buscou identificar os fatores motivadores, barreiras e contribuições para a aplicabilidade dos conceitos da Economia Circular na cadeia produtiva das empresas do ramo de moda brasileiras. Para tal propósito, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória de estudo de casos múltiplos com quatro empresas, sendo que duas funcionam através de sistema de abastecimento sustentável, e outras duas, circular. Levando a resultados que confirmam o arcabouço teórico onde a transição e concepção eficiente para modelos de negócio adequadas no âmbito social, ambiental e econômico requer uma mudança em vários aspectos. Desse modo, implica em benefícios que são motivadores e impulsionam a transição, obstáculos que dificultam o processo e o início do empreendimento, mas trazem contribuições positivas em diversas esferas. Os resultados da pesquisa apontam que a depender da situação os facilitadores e barreiras como regulamentações, finanças, tecnologia, questões informacionais e sociais são simultaneamente propícias e desfavoráveis
Título em inglês
Circularity in the Brazilian fashion production chain: a multiple case study
Palavras-chave em inglês
Circular Economy
Sustainability
Sustainable and circular fashion business
Textile and Apparel Supply Chain
Resumo em inglês
The means of production and consumption alter the processes, the use of inputs, and the environment itself. In this way, the deterioration of the ecosystem risks the manufacturing of goods and services, due to the limited availability of natural resources and the negative environmental and social impacts resulting from manufacturing processes. The Textile and Apparel industry is the second sector in volume of citizens' expenses, besides causing impacts such as the unsustainable extraction of resources, climate change, contrary effects on water, contamination from the disposal of production, waste generation, poor working conditions, among others. Thus, the implementation of sustainable and circular systems in production and in textile and apparel businesses transforms the way organizations function. The present study sought to identify the motivating factors, barriers and contributions for the applicability of Circular Economy concepts in the production chain of Brazilian fashion companies. For this purpose, a qualitative exploratory multiple case study research was developed with four companies, two of which work through a sustainable supply system, and the other two, circular. The results confirm the theoretical framework where the transition and efficient design for socially, environmentally, and economically appropriate business models requires a change in several aspects. Thus, it implies benefits that are motivating and drive the transition, obstacles that hinder the process and the beginning of the venture, but bring positive contributions in several spheres. The research results point out that depending on the situation the facilitators and barriers such as regulations, finances, technology, informational and social issues are both favorable and unfavorable
 
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Data de Publicação
2023-10-11
 
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