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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2022.tde-20052022-101943
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Orlandin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Eler, Marcelo Medeiros (Presidente)
Costa, Heitor Augustus Xavier
Goya, Denise Hideko
Título em português
Uma investigação sobre aspectos de acessibilidade de aplicativos móveis abordados por usuários nas avaliações publicadas na Google Play Store
Palavras-chave em português
Acessibilidade
Aplicações móveis
Avaliação de usuários
Evolução
Loja de aplicativos
Padrão de acessibilidade
Resumo em português
Aplicações móveis estão em constante evolução para acomodar novas funcionalidades e corrigir problemas encontrados nas versões anteriores. É comum que desenvolvedores e organizações analisem avaliações de usuários publicadas nas lojas de aplicativos para planejar as novas versões de suas aplicações. Diversos estudos sobre a evolução de aplicativos neste contexto mostraram os principais aspectos tratados por usuários em suas avaliações, que incluem relatos de falhas, requisição de novas funcionalidades ou de mudanças no que se refere a requisitos não-funcionais (segurança, consumo de bateria, usabilidade, entre outros). Aspectos relacionados à interface com o usuário são mencionados em estudos recentes, mas pesquisas relacionadas à acessibilidade digital neste contexto ainda são escassas. Portanto, este projeto de pesquisa teve como objetivo principal investigar se e como aspectos de acessibilidade são mencionados por usuários em suas avaliações publicadas em lojas oficiais de aplicativos. Em particular, foram analisadas as avaliações de um conjunto de mais de 700 aplicativos disponíveis na Google Play Store, loja oficial de aplicativos do Android. Os resultados deste estudo mostraram que: i) a maioria dos aplicativos possui violações de acessibilidade; ii) avaliações relacionadas à acessibilidade são raras e foram encontradas para apenas 39% das aplicações do conjunto analisado; iii) a maioria das avaliações de acessibilidade são relacionadas a um pequeno conjunto de tipos de violações de acessibilidade; iv) as notas associadas às avaliações que mencionam acessibilidade são geralmente altas, com exceção daquelas que reportam barreiras reais enfrentadas por usuários para perceber, entender ou operar a aplicação; e v) as recomendações de acessibilidade de padrões internacionais são apenas parcialmente cobertas pelas avaliações analisadas
Título em inglês
An investigation on the accessibility aspects of mobile applications addressed by users on their reviews published on the Google Play Store
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Accessibility standard
App store
Evolution
Mobile applications
User reviews
Resumo em inglês
Mobile applications are constantly evolving to accommodate new features and to fix issues found in previous versions. Developers and organizations tend to analyze user reviews published on app stores to to plan for new releases of their apps. Many studies on mobile application evolution have shown the main topics addressed by users, such as bug reports, requirements for new features, and aspects related to non-functional requirements (security, battery consumption, usability, among others). User interface is mentioned in recent studies but investigations on the accessibility aspects of mobile interfaces mentioned by user reviews are still scant. Therefore, the research project aimed at investigating whether and how accessibility issues are addressed by users on their reviews published on app stores. Particularly, we analyzed the user reviews of a set comprising more than 700 mobile apps available on the Google Play Store, the official app store of the Android platform. Our results show that: i) the majority of applications presents accessibility violations; ii) accessibility reviews are relatively scarce and reported for only 39% of our sample; iii) most reviews are linked to a small subset of violation types; iv) scores associated with accessibility reviews are generally high, except when real accessibility barriers are reported; and v) many different recommendations of accessibility standards are sparsely covered by user reviews
 
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Data de Publicação
2022-12-19
 
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