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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-11112021-153414
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Duarte de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Nishijima, Marislei (Presidente)
Ballini, Rosangela
Marcacini, Ricardo Marcondes
Título em português
Os efeitos de streaming de vídeo sobre o mercado de cinema dos Estados Unidos
Palavras-chave em português
Cinema
Consumo de filmes
Diferença-em-Diferenças
Floresta Aleatória
Netflix
Streaming de vídeo
Resumo em português
A evolução dos bens de informação, de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da internet em especial tem despertado interesse crescente da sociedade e da comunidade científica, principalmente devido à possibilidade de substituição de consumo entre bens tecnologicamente velhos e novos. Assim, buscamos investigar o efeito da entrada do streaming de vídeo, mensurado pela entrada da pioneira Netflix em 2007, sobre o faturamento do mercado de cinema norte-americano. Para esta finalidade, criou-se um banco de dados inédito sobre consumo de cinema nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, que foram empregados em modelos de Diferença-em-Diferenças e em regressões de Floresta Aleatória (Random Forest). O banco de dados foi composto por filmes lançados no mercado americano entre 2004 e 2019, coletados remotamente nos sites Box Office Mojo e IMDb, e informações dos mesmos títulos foram coletados para os países usados como grupos de controle. No Reino Unido a entrada do vídeo streaming ocorreu em 2012, enquanto na Austrália a entrada ocorreu em 2015. Diferentes especificações dos modelos foram aplicadas para atestar a robustez dos resultados, com destaque para o modelo de Random Forest sobre faturamento de bilheteria, que permite investigar seus principais determinantes, quando o streaming de vídeo foi bem classificado em grau de importância. De forma geral, os resultados apontam para um padrão de substituição pequeno e heterogêneo por grandes e pequenas aberturas e por faturamento da estreia e total. A substituição parece estar fortemente relacionada com o início das produções próprias das companhias de vídeos streaming, característica classificada com alto grau de importância na previsão de bilheteria
Título em inglês
The effects of streaming on the United States movie market
Palavras-chave em inglês
Difference-in-Differences
Films
Movie theaters
Netflix
Random Forest
Streaming video
Resumo em inglês
The evolution of information goods, information and communication technology (ICT) especially the internet has aroused growing interest from societies and scientific communities. Thus, we seek to investigate the effect of the streaming video, measured by the entry of the incumbent Netflix in 2007, on the revenue of the North American movie market. To this end, we composed a new database on film consumption from the United States, United Kingdom, and Australia and estimated Difference-in-Differences and Random Forest Regressions. The database was composed of films released on the American market between 2004 and 2019, collected remotely on the Box Office Mojo and IMDb websites, and the same data collected from the control group countries. In the United Kingdom, the entry of streaming video occurred in 2012, while in Australia, the entry happened in 2015. To our knowledge, there is no similar study in the literature. The results indicate a small substitution effect that is heterogeneous for wide and narrow openings and revenues of the first week and total revenues. Furthermore, the substitution effect seems to be more strongly related to the beginning of the streaming video companies' productions
 
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Data de Publicação
2022-05-12
 
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