Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-10112014-105659
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Marques Gomes de Morais
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Digiampietri, Luciano Antonio (Presidente)
Hirakawa, Andre Riyuiti
Peres, Sarajane Marques
Título em português
Um modelo computacional para a simulação de sistemas de transporte urbano
Palavras-chave em português
Processo de decisão do usuário
Simulação
Sistema de transporte
Transporte urbano
Resumo em português
Atualmente as dificuldades enfrentadas no deslocamento urbano são consideradas um dos maiores problemas, especialmente nas grandes cidades. O planejamento adequado do sistema de transporte urbano é fundamental para minimizar o tempo e os custos de deslocamento, melhorando a qualidade de vida da população e o próprio funcionamento do ambiente urbano. Esta dissertação parte da premissa de que os sistemas de simulação podem ser usados para estudar diferentes alternativas para melhorar o sistema de transportes, servindo de base para a tomada de decisão de forma a otimizar o deslocamento urbano. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo computacional para simulação do sistema de transporte urbano. O modelo proposto combina características dos modelos mesoscópicos e microscópicos, incluindo o comportamento dos usuários no planejamento da rota. Um framework para o desenvolvimento de aplicações de simulação é descrito e testado com uma implementação usando como cenário o Metropolitano de São Paulo (Metrô), considerando-se dados da pesquisa Origem-Destino para teste e validação do modelo aqui proposto.
Título em inglês
A computational model for urban transportation system simulation
Palavras-chave em inglês
Simulation
Transportation system
Urban transportation system
User's decision process
Resumo em inglês
Nowadays, the difficulties faced in urban displacement are considered a major problem, especially in big cities. Proper urban transport system planning is essential to minimize travel time and costs, improving quality of life and improving the urban environment. This master thesis starts from the premise that simulation systems can be used to study different alternatives to improve the transport system, so that decision making can be better justified and can optimize the urban displacement. Therefore, this work presents the development of a computational model for urban transportation system simulation. The model proposed targets mesoscopic and microscopic models, including user behaviors of route planning. A framework for development of simulation applications is described, with an implementation using as scenario the Metropolitano of São Paulo (Metrô) for model testing, considering data from Origem-Destino survey for testing and validation of the model here proposed.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-04-07