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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2020.tde-19122019-104422
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Oliveira Moreto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Benites, Nilson Roberti (Presidente)
Braga, Paula Priscila
Mota, Licia Maria Henrique da
Título em português
Dissecação da arte: a medicina na obra de Adriana Varejão
Palavras-chave em português
Adriana Varejão
Arte brasileira
Arte contemporânea
História da arte
Medicina
Resumo em português
Adriana Varejão é um das principais artistas visuais brasileiras da atualidade. Através da releitura de elementos visuais incorporados à nossa cultura por meio da colonização, Varejão utiliza a pintura como suporte para a exploração de temas onde a representação da carnalidade e de práticas do repertório médico são recorrentes. Esta pesquisa se propõe a abordar as obras da artista Adriana Varejão a partir da relação destas com aspectos da medicina, apontando, quando pertinente, um possível diálogo entre os trabalhos selecionados e a tradição médica presente na história da arte ocidental. Partindo da hipótese de que o conhecimento de práticas médicas atuais ou do passado (o repertório específico de um sujeito observador particular) pode oferecer uma possibilidade de leitura da arte, são analisadas nove obras da artista, nas quais estão presentes tanto a representação da carnalidade quanto de práticas do repertório médico: Mapa de Lopo Homem; Testemunhas oculares X, Y e Z; Extirpação do mal por overdose; Extirpação do mal por incisura; Extirpação do mal por curetagem; Extirpação do mal por punção; Extirpação do mal por revulsão; Laparotomia exploratória I e Laparotomia exploratória II.
Título em inglês
Dissection of art: the medicine in Adriana Varejãos work.
Palavras-chave em inglês
Adriana Varejão
Art History
Brazilian art
Contemporary art
Medicine
Resumo em inglês
Adriana Varejão is one of the main present time Brazilian visual artists. Through a fresh reading of visual elements incorporated into our culture through colonization, Varejão uses painting as a support to explore themes where the representation of carnality and medical repertoire practices are recurrent. This research proposes to approach the artist work from the relationship of these with aspects of medicine, pointing, when pertinent, a possible dialogue between the selected work and the medical background present in the history of Western art. Starting from the hypothesis that the knowledge of current or past medical practices (the specific repertoire of a particular observer subject) can offer a possibility of art reading, nine works of the artist are analyzed, in which are present both the representation of carnality and of medical repertoire practices: Mapa de Lopo Homem; Testemunhas oculares X, Y e Z; Extirpação do mal por overdose; Extirpação do mal por incisura; Extirpação do mal por curetagem; Extirpação do mal por punção; Extirpação do mal por revulsão; Laparotomia exploratória I e Laparotomia exploratória II.
 
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Data de Publicação
2020-04-15
 
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