• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2020.tde-25022021-091507
Documento
Autor
Nombre completo
Mônica Duarte da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Miglino, Maria Angélica (Presidente)
Arango, Lynda Jhailu Tamayo
Silva, Zenon
Título en portugués
Elaboração de uma Ferramenta Interativa Destinada ao Estudo do Sistema Nervoso Central em Ovinos
Palabras clave en portugués
Ensino
Neuroanatomia
Secções transversais
Veterinária
Vídeo aulas
Resumen en portugués
No Brasil, a ovinocultura é uma atividade de grande importância econômica que visa a produção de carne, pele, leite e lã, esta espécie também representa um modelo de estudo amplamente utilizado nos cursos de medicina veterinária para o ensino- aprendizagem de aulas práticas de anatomia e neuroanatomia. No entanto, o uso de cadáveres nas aulas práticas tem sido inviabilizado por questões éticas e legislatória. Soma-se à essas dificuldades os altos custos para a manutenção de laboratórios de dissecação. Portanto, há uma evidente necessidade de qualificar e modernizar o ensino da neuroanatomia veterinária mediante novas estratégias de ensino. Assim sendo, o projeto objetiva desenvolver uma plataforma de ensino-aprendizagem como ferramenta complementar ao estudo da neuroanatomia veterinária, proporcionando acesso a um material confiável e de qualidade para a correlação de estudos teóricos e práticos, para estudantes de graduação, pós graduação e pesquisadores. Para tanto, foram utilizadas lâminas provenientes do acervo de neuroanatomia do Programa de Pós Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade de São Paulo (Fmvz- USP). O material referente ao estudo totalizou 559 lâminas em secções transversais que foram descritas e identificadas. Materiais didáticos, que abordam conteúdos sobre a neuroanatomia, foram separados em um módulo: Neuroanatomia Veterinária e cinco aulas. Para tal, foram elaborados textos em formato de PDF, imagens e vídeo aulas. A plataforma constitui-se de uma alternativa de baixo custo, complementar ao estudo da neuroanatomia veterinária. O método apresentado auxilia no aprendizado dos tópicos abordados em aulas teóricas tradicionais e mitigam as dificuldades durante as aulas práticas facilitando a compreensão das estruturas neuroanatômicas. Além disso, o entendimento das estruturas sob condições normais auxilia a interpretação dos diagnósticos clínicos.
Título en inglés
Development of an Interactive Tool for the Study of the Central Nervous System in Sheep
Palabras clave en inglés
Neuroanatomy
Teaching
Transversal section
Veterinary
Video lessons
Resumen en inglés
In Brazil, sheep farming is an activity of great economic importance aimed at the production of meat, skin, milk and wool, this species also represents a study model widely used in veterinary medicine courses for teaching and learning practical anatomy classes and neuroanatomy. However, the use of cadavers in practical classes has been made unfeasible for ethical and legislative reasons, in addition to these difficulties the high costs for the maintenance of dissection laboratories. Therefore, there is an evident need to qualify the teaching of veterinary neuroanatomy with new teaching strategies. Therefore, the project aims to develop a teaching-learning platform as a complementary tool to the study of veterinary neuroanatomy, providing access to reliable and quality material for the correlation of theoretical and practical studies, for undergraduate, graduate students and researchers. For this purpose, slides from the neuroanatomy collection of the Postgraduate Program in Anatomy of Domestic and Wild Animals of the University of São Paulo (Fmvz-USP) were used. The material related to the study totaled 559 slides in cross sections that were described and identified. The teaching materials, which deal with content on neuroanatomy, were separated into a module: Veterinary Neuroanatomy and five classes. To this end, texts were prepared in PDF format, images and video lessons. The platform is a low-cost alternative, complementary to the study of veterinary neuroanatomy. The presented method assists in learning the topics covered in traditional theoretical classes and mitigates the difficulties during practical classes, facilitating the understanding of neuroanatomical structures. In addition, understanding the structures under normal conditions helps to interpret clinical diagnoses.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-04-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.