• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.10.2020.tde-23022021-142141
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Paulo Batista de Assunção
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Miglino, Maria Angélica (Presidente)
Calderón, Mariano Del Sol
Curi, Luiz Roberto Liza
Martins, Daniele dos Santos
Santos, José Manoel dos
Título em português
Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
Palavras-chave em português
Aprendizagem híbrida
Embriologia comparativa
Ensino-aprendizagem
Morfologia
Tecnologia educacional
Resumo em português
As ciências morfológicas são de fundamental importância, por exemplo, na formação de biólogos e de médicos veterinários. Sabendo dos avanços em tecnologia, desenvolver métodos como fonte de ensino complementar torna-se um pilar a mais para a construção dos saberes, permitindo que estudantes tenham maior acesso aos conteúdos, e se integrem aos recentes avanços educacionais. Este projeto em andamento tem como objetivo desenvolver material didático instrucional sobre a anatomia do desenvolvimento com foco no sistema cardiovascular de aves (Gallus gallus domesticus) a ser incorporado em uma plataforma de ensino em ambiente virtual. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado a prática complementar de ensino-aprendizagem, está atrelado à inovação tecnológica, as quais podem se revelar vantajosas, principalmente em tempos de pandemia como vivenciado nos dias atuais. Como resultado deste trabalho, apresentam-se nove aulas que constituem o módulo I de aprendizagem, e que estão hospedadas em uma plataforma digital, sustentando o propósito educacional e oferecendo aos discentes ferramentas úteis destinadas a construção dos saberes dinâmicos da embriologia veterinária. Foram produzidas também imagens relativas ao desenvolvimento macroscópico de aves domésticas em alto relevo em aspecto 3D, mediante a utilização de Photoshop. Estas estão disponibilizadas em formato de atlas em arquivo PDF. Concluímos que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no ensino da embriologia animal, que compõem a grade curricular dos cursos de graduação das áreas de agrárias e/ou biológicas.
Título em inglês
Digital Platform: complementary teaching-learning method of comparative embryology
Palavras-chave em inglês
Blended learning
Comparative embryology
Educational technology
Morphology
Teaching-learning
Resumo em inglês
Morphological sciences presents fundamental importance, for example, in terms of training biologists and veterinarians. Knowing the advances in technology, the development of methods as a source of complementary education becomes an additional pillar for the construction of knowledge, allowing students to have greater access to content and integrate them with recent educational advances. This ongoing project aims to develop instructional teaching material about the developmental anatomy, with a focus on the cardiovascular system of Gallus gallus domesticus to be incorporated into a teaching platform in a virtual environment. Among many ethical and economic reasons, one of the main factors that have determined the complementary teaching-learning practice is linked to technological innovation, which can prove to be advantageous especially in times of pandemic as experienced today. As a partial result of this work the nine classes that constitute module I of learning is presented. These classes are hosted in digital Platform, supporting the educational purpose and offering students useful tools for the construction of the dynamic knowledge of veterinary embryology. Images related to the macroscopic development of domestic birds in high relief and with a 3D aspects were also produced using Photoshop. They are available in atlas format in PDF file. The present work creates a pedagogical aid that can mitigate the difficulties found in the teaching of animal embryology, which make up the curriculum of undergraduate courses in agrarian and/or biological areas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.