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Habilitation Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2006.tde-03102006-135941
Document
Author
Full name
Irene Kazumi Miura
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2006
Committee
Matias, Alberto Borges (President)
Costa, Andre Lucirton
Fachin, Roberto Costa
Mendes, Isabel Amelia Costa
Zaiat, Marcelo
Title in Portuguese
O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento
Keywords in Portuguese
Estratégias e políticas de internacionalização
Internacionalização de ensino superior
Mobilidade acadêmica
Pesquisas conjuntas
Abstract in Portuguese
Os termos Globalização e Internacionalização de ensino superior são usados freqüentemente como sinônimos na literatura. Apesar de serem processos intimamente relacionados, é importante enfatizar a diferença e o relacionamento entre ambos. A globalização é um processo que provoca impactos em diversos setores da economia dos quais, a educação é apenas um deles. Embora seja um processo essencialmente econômico, a globalização promove maior exposição e fluxo de informações sobre valores e costumes de outras culturas, além de promover uma maior interdependência de informações para a produção do conhecimento. Para tanto, a formulação de estratégias e de políticas de internacionalização - responsáveis pelo planejamento da estruturação organizacional e apoio às ações como reforma curricular, pesquisas conjuntas, acordos internacionais, intercâmbio de estudantes e professores - são pontos cruciais que definirão um processo sustentável de internacionalização da instituição. A análise dos resultados apresentados nos estudos de caso revelou que a Universidade de São Paulo, além de apresentar a internacionalização enraizada nas suas origens, conta com programas onde o processo de internacionalização já está fortemente consolidado. No entanto, a análise também sugere pontos importantes sobre as fragilidades e conseqüente ameaça para um processo sustentável: a internacionalização parece ocorrer, em algumas unidades, de modo reativo devido à falta de um plano estratégico que articule as razões, a abordagem e as estratégias. Desta forma, é notória a importância da definição, por parte da USP, de uma política formal que defina o que é a internacionalização na sua missão e quais são as diretrizes para que as unidades possam, efetivamente e de forma articulada, direcionar esforços para que a internacionalização seja um processo auto-sustentável, e não uma seqüência de ações isoladas e desconectadas entre si. Neste sentido, a universidade parece estar numa transição entre a abordagem de atividades para a de processos (Knight, 2004). Atualmente, algumas unidades da USP abordam a internacionalização sob uma abordagem de atividades (número de acordos internacionais, quantidade de alunos intercambistas, mobilidade de professores); porém, necessita fortemente mudar essa perspectiva para uma abordagem de processo, ou seja, integrar a dimensão internacional/ intercultural nos propósitos e funções primordiais da universidade (ensino, pesquisa e serviços)
Title in English
Internationalization process of University of São Paulo: three knowledge areas study
Keywords in English
Academic mobility
Internationalization of higher education
Internationalization strategies and polices
Joint research
 
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CONTRACAPALDikm.pdf (7.49 Kbytes)
ENTRECAPAIRENELD.pdf (7.24 Kbytes)
TESELDIRENEMIURA.pdf (2.07 Mbytes)
Publishing Date
2006-11-09
 
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