• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.9.2008.tde-02072008-094026
Documento
Autor
Nome completo
Júlio Tirapegui
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1995
Banca examinadora
Lajolo, Franco Maria (Presidente)
Burini, Roberto Carlos
Penteado, Marilene de Vuono Camargo
Santos, Tarso Morais dos
Vannucchi, Helio
Título em português
Efeito da somatomedina C no crescimento do músculo e do osso. Estudo em ratos submetidos a graus variáveis de energia e proteína da dieta.
Palavras-chave em português
Crescimento
Proteína
Somatomedina C
Resumo em português
No presente trabalho, estudamos o efeito da somatomedina C no crescimento corporal e do tecido muscular e ósseo em ratos submetidos a dietas com graus variáveis de energia, experimento 1 e de proteína, experimento 2. Este quadro foi delineado pelo peso corporal, peso do músculo gastrocnêmio, comprimento da tibia e as concentrações plasmáticas de somatomedina C e insulina. Nos tecidos muscular e ósseo foram determinados a síntese protéica, síntese de proteoglicano, conteúdos de RNA e proteína e concentração de somatomedina C tecidual. No experimento 1, alguns grupos foram submetidos a graus variáveis de restrição energética de 75%, 50%, e 25% da ingestão do grupo controle. No experimento 2, houve um grupo hipoprotéico (caseína 5%) e outro com suplementação protéica (caseína 26%). Nos dois experimentos foi fornecido ao grupo controle, caseína 12%.Os resultados assinalam uma correlação significativa entre a ingestão calórica, níveis de somatomedina C e insulina plasmática, síntese de proteoglicano e protéica no músculo e osso, no experimento 1. A concentração de somatomedina C no osso não refletiu a concentração plasmática observada. No experimento 2, foram confirmados os menores valores em todos os parâmetros analisados no grupo com dieta hipoprotéica, com exceção da proteína nos tecidos e a concentração de somatomedina C na cartilagem. No grupo com suplementação protéica, com exceção da ingestão protéica diária, todos os parâmetros analisados foram iguais ao grupo controle, sugerindo que o excesso de proteína da dieta não foi encaminhado para um crescimento maior, sendo utilizado este excesso, possivelmente com fins energéticos.
Título em inglês
Effect of somatomedin C of growth of muscle of bone of rats.
Palavras-chave em inglês
Growth
Protein
Somatomedin C
Resumo em inglês
Abstract not available.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-07-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.