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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2012.tde-14022012-100136
Documento
Autor
Nome completo
Vera Lucia Mira Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Banca examinadora
Ciampone, Maria Helena Trench (Presidente)
Coda, Roberto
Evora, Yolanda Dora Martinez
Leite, Maria Madalena Januario
Mamede, Marli Villela
Título em português
Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento da equipe de enfermagem de dois hospitais do município de São Paulo.
Palavras-chave em português
Avaliação da educação
Enfermagem - Educação
Recursos humanos - Gerenciamento
Treinamento de pessoal - Avaliação
Resumo em português
Na perspectiva da formação de recursos humanos em saúde e enfermagem, é inquestionável a necessidade da educação permanente, que para sua implementação, devem ser estabelecidas as reais necessidades da instituição e dos indivíduos. Não se pode negar a melhora na prática do trabalho após os programas de educação, reflexo de mudanças individuais dos profissionais, como o aumento do conhecimento e das habilidades que devem levar a mudanças de comportamento. Essa constatação, entretanto, tem se dado apenas no plano informal, sendo urgente a necessidade de comprovar seu impacto e avaliar a eficácia desta intervenção. Dada, ainda, a baixa oferta de pesquisas e publicações acerca da avaliação dos programas de educação na área da saúde no Brasil e, compreendendo que a aplicação das técnicas de avaliação de reação e de aprendizagem pode ser ampliada, pois, tal como vem sendo, isoladamente empregada, pouco tem contribuído para uma avaliação consistente, na qual se avaliam estrutura, processo e resultados, esse estudo pretende contribuir para práticas afins em outras instituições e, em especial nas políticas públicas de recursos humanos em saúde. Assim, esse estudo propôs-se analisar os resultados das avaliações da satisfação e da aprendizagem aplicadas nos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem de duas instituições de saúde do Município de São Paulo; verificar a existência de relação entre a variável nota da avaliação da aprendizagem e as variáveis relativas à satisfação do treinando; analisar os instrumentos e variáveis utilizados nas avaliações da satisfação e da aprendizagem e aprimorar o instrumento de avaliação da satisfação. Estudo quantitativo, correlacional, no qual foram analisados 993 conjuntos de avaliações, abrangendo a satisfação dos participantes com o treinamento e a eficácia do programa, medida pela avaliação da aprendizagem; foi verificada a capacidade de cada questão discriminar a diferença da variável nota entre os dois momentos. Como parte dos resultados e comparando as notas nos momentos pré e pós-treinamento, observamos que do total de 51 questões das avaliações da aprendizagem, 47,1% apresentaram alteração significante na nota com questões capazes de medir essa diferença; 11,7% mudaram significativamente as notas, porém as questões não foram validadas para essa mensuração; 15,7% não tiveram alteração significante em questões com poder de discriminar; 25,5% não apresentaram alteração e nem as questões foram capazes de medir. Houve um alto de índice de acertos nas questões já no teste pré-treinamento e muitos participantes possuíam conhecimento sobre o tema abordado. A maioria dos partícipes ficou satisfeita com o treinamento e a maior parte dos critérios foi avaliada como boa ou excelente. Embora tenha sido alta a satisfação e mostrada a eficácia dos programas, identificamos problemas na realização dos treinamentos no que se refere, sobretudo, ao levantamento de necessidades e à definição dos objetivos dos programas. Visto, ainda, o potencial de análise dos dados, recomendamos um aprofundamento do estudo a fim de identificar as variáveis preditoras de resultados, estabelecer critérios e criar instrumentos mais apropriados de avaliação. Fundamentalmente, é imperiosa a construção de uma metodologia de avaliação que possibilite a apreciação de todo processo ensino-aprendizagem e, sobretudo, repensar o diagnóstico de necessidades de treinamento, ressaltando que a detecção do problema no desempenho não implica o sucesso da intervenção educativa.
Título em inglês
Evaluation of training programs and development of the nursing staff of two hospitals in São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Education evaluation
Human Resources - Management
Nursing - Education
Profissional Training – Assessment
Resumo em inglês
From the perspective of human resource training in health and nursing, is an unquestionable need for continuing education, which for its implementation, there should be the real needs of the institution and individuals. One can not deny the mprovement in the practice of work after education programs, reflecting changes of individual professionals, such as increasing the knowledge and skills that should lead to changes in behavior. This finding, however, has been given only on an informal level, and the urgent need to demonstrate their impact and evaluate the effectiveness of this intervention. Given also the low supply of research and publications about the evaluation of educational programs in health in Brazil and, realizing that the techniques of evaluation of reaction and learning can be extended because, as has been, used alone, has contributed little to a consistent assessment, which evaluates structure, process and results, this study aims to contribute to similar practices in other institutions, especially in public policies for health manpower. Thus, this study proposed to analyze the results of evaluations of satisfaction and learning applied in the training given by the nursing staff of two health institutions in São Paulo; verify the relationship between the variable note of the evaluation of learning and variables on the satisfaction of coaching, analyzing tools and variables used in the satisfaction ratings and learning and improve the assessment instrument of satisfaction. A quantitative, correlational, which analyzed 993 sets of ratings, including the participants\' satisfaction with training and program effectiveness, as measured by the assessment of learning was assessed the ability of each issue to discriminate the difference of the variable score between the two moments. As part of the results and comparing notes in the pre and post-training, we observed that a total of 51 issues of assessments of learning, 47.1% showed significant changes in the note with questions that can measure this difference, 11.7% changed significantly the notes, but questions were not validated for this measurement, 15.7% had no significant change in issues with power to discriminate, 25.5% showed no change and no questions were able to measure. There was a high index of correct answers on the issues already in the pre-training test, and many participants had knowledge about the subject. Most participants were satisfied with the training and most of the criteria was rated as good or excellent. Although it has been shown high satisfaction and program effectiveness, we found problems in the training as it relates primarily to the needs assessment and setting out the objectives of the programs. Since also the potential for data analysis, it recommends a further study to identify the predictors of outcomes, establish and create more appropriate instruments of evaluation. Fundamentally, it is imperative to build an evaluation methodology that enables the enjoyment of any teaching-learning process and, above all, to rethink the diagnosis of training needs, noting that the detection of the problem in performance does not imply the success of educational intervention.
 
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teseLDVeraMira.PDF (3.62 Mbytes)
Data de Publicação
2012-03-16
 
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