• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2014.tde-03072014-093555
Document
Auteur
Nom complet
Vilanice Alves de Araujo Püschel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Jury
Silva, Maria Julia Paes da (Président)
Bógus, Claudia Maria
Clapis, Maria Jose
Oliveira, Maria Amelia de Campos
Pimenta, Selma Garrido
Titre en portugais
A mudança curricular do bacharelado em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP: análise documental e vivência dos participantes
Mots-clés en portugais
Currículo de ensino superior
Enfermagem-ensino
Resumé en portugais
Mudanças curriculares vêm ocorrendo nos cursos superiores no Brasil, induzidas pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, a partir de 2001. Na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) o processo de reorientação curricular foi conduzido pelo Grupo de Apoio Pedagógico (GAP-EE). Os objetivos da tese são: apresentar uma análise documental do processo de reorientação curricular da EEUSP, compreender as facilidades e dificuldades vivenciadas ao longo deste processo, apreender a vivência dos participantes na elaboração da nova proposta curricular e apresentar uma síntese da gestão do GAP-EE no período de 2007 a 2010. O referencial teórico utilizado baseia-a nas legislações contemporâneas do ensino brasileiro, nos fundamentos da educação e da educação em enfermagem e na teoria de currículo. Os dados foram coletados em documentos e registros produzidos durante o processo de reorientação curricular e submetido à análise documental e de conteúdo, quando foram construídas as fases do processo de reorientação curricular (PRC) do bacharelado em Enfermagem. É feita a descrição dos caminhos percorridos ao longo do PRC, que culminou na aprovação do novo Projeto Político-Pedagógico, implantado em 2010. Identificam-se seis fases do PRC: Fase de escolha do terreno e de preparo do solo; de Semeadura; de Início da floração; de Maturação; de Colheita e de (Im)Plantação, que à semelhança do plantio do girassol denota o cuidado de todos os atores na construção do novo currículo. A análise documental do PRC constituiu etapa importante e necessária para sistematizar e registrar todo o processo, porém considerou-se necessário dar voz aos atores dessa construção: docentes, enfermeiros e assessores pedagógicos. A análise de conteúdo das dezessete entrevistas realizadas possibilitou apreender as suas vivências; as facilidades, os desafios e as dificuldades identificados ao longo do processo; as situações que marcaram a trajetória de construção do novo currículo e as apreciações a respeito do novo currículo. A vivência de construção do novo currículo foi prazerosa, rica e intensa; marcada por grande aprendizado, por trabalho e diálogo coletivo. Houve parceria, integração, amadurecimento e formação continuada. Contou com pessoas motivadas, mas também consistiu em trabalho longo, difícil e que tomou tempo. Foi marcada por desafios e dificuldades, mas encontrou, na forma de gestão do processo, os elementos que, associados às facilidades e às situações vivenciadas, possibilitaram que o novo currículo fosse aprovado com satisfação, embora haja preocupação com o processo de implementação e de avaliação. O trabalho desenvolvido pelo GAP no processo de reorientação curricular foi intenso e articulado, sendo utilizada a estratégia do diálogo e da construção coletiva, o que propiciou os avanços obtidos na nova estrutura curricular construída em matriz integrativa, que na atualidade representa iniciativa pioneira na USP e tem servido de referência para outras Unidades. O trabalho continua e o grande desafio a ser enfrentado diz respeito à avaliação e ao acompanhamento do novo currículo, de modo a garantir que os princípios conjuntamente acordados e a nova estrutura possibilitem a formação do enfermeiro conforme perfil definido.
Titre en anglais
Curriculum changes to the Bachelor in Nursing program at Escola de Enfermagem of Universidade de São Paulo: documentary analysis and experience of participants
Mots-clés en anglais
Curriculum of higher education
Education project
Nursing-teaching
Resumé en anglais
Curricular changes have been occurring in higher education in Brazil, induced by the publication of the 1996 Law of Directives and Bases of National Education and the National Curriculum Guidelines for undergraduate courses since 2001. At the Escola de Enfermagem of Universidade de São Paulo (EEUSP) the process of reorganizing the curriculum was conducted by an Educational Support Group (GAP-EE). The objectives of this thesis are: to present a documented analysis of the reorganization process of the EEUSP curriculum; understand the advantages and difficulties experienced during this process; seize the participants' experiences in developing the new curriculum and to provide a summary of the management of GAP-EE in a period from 2007 to 2010. The theoretical analysis is based upon the laws of contemporary education in Brazil, in the fundamentals of education and nursing education and curriculum theory. Data were collected from documents and records produced during the process of reorganizing the curriculum (PRC) and subjected to analysis of documents and contents, and were built the phases of reorganizing the curriculum of the Bachelor of Nursing. This was done to describe the paths taken during the PRC, which culminated in the adoption of a new political and pedagogical project, implemented in 2010. It identifies six stages of the PRC: Phase selection of the land and soil preparation; of Sowing; Start of flowering, the maturation, the Harvest and of the (Im)Plantation, which like the sunflower plantation, denotes the care shown by all of the actors in the construction of the new curriculum. Documentary analysis of the PRC was important and a necessary step in order to systematically record the whole process, however it was considered necessary to give voice to the actors during this construction: teachers, nurses and the teaching assistants. Content analysis of the seventeen interviews allowed an understanding of their experiences, the facilities, the challenges and problems identified during the process, the situations that have marked the course of construction of the new curriculum and the assessments regarding the new curriculum. The experience of planning the new curriculum was enjoyable, rich and intense, marked by great learning with dialogue and collective work. There was an intense partnership, integration, maturity and continuing education. It involved working with motivated people, however it also consisted of long work hours, difficulty and was time consuming. This study was marked by challenges and difficulties, however in the form of process management; it was revealed that the elements associated with the facilities and the experiences, made it possible for the new curriculum to be satisfactorily adopted, although some concerns about the implementation process and evaluation still remain. The work undertaken by GAP, in the reorganization process, was intense and articulated, using the strategy of dialogue and collective construction, which led to progress in the new curriculum structure, built in an integrative matrix, which currently represents a pioneering initiative at USP and has served as a benchmark for other units. The work continues and the challenge to be faced, concerns the assessment and monitoring of the new curriculum, to ensure that jointly agreed principles and the new structure allow the formation of the nurse as a defined profile.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-07-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.