Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-17092013-102132
Documento
Autor
Nome completo
Valeria Amorim Arantes de Araujo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Banca examinadora
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Lajonquiere, Leandro de
Marimon, Montserrat Moreno
Tomanari, Gerson Aparecido Yukio
Vasconcelos, Mario Sergio
Título em português
Modelos organizadores do pensamento e o seu desenvolvimento teórico-metodológico: estudos de psicologia e educação
Palavras-chave em português
Afetividade
Cognição
Educação
Funcionamento psíquico
Modelos organizadores
do pensamento
Moralidade
Resumo em português
O objetivo desta tese de Livre‐Docência é descrever a construção de uma perspectiva teórico‐metodológica de análise do funcionamento psicológico do ser humano, tendo como referência a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, e como base uma série de investigações desenvolvidas entre os anos de 1996 e 2012. Partindo de algumas bases teóricas do pensamento de Jean Piaget, no primeiro capítulo, são apresentadas as origens e os pressupostos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e o princípio de que o ser humano constrói modelos da realidade, por meio dos quais é capaz de orientar seu raciocínio e suas ações, bem como conhecer o mundo ao seu redor. O segundo capítulo descreve com detalhes o processo evolutivo teórico-metodológico aplicado a identificação dos modelos organizadores do pensamento em seis pesquisas, divididas em três fases distintas, durante 16 anos de investigações desenvolvidas pela autora da tese e seus alunos de pós-‐graduação. A apresentação das pesquisas centrou-se em duas linhas complementares de análise e discussão: (a) uma linha teórico‐metodológico, representada pelas discussões sobre como a teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento foi se desenvolvendo no transcorrer dos anos, dando suporte a um importante instrumento de pesquisa que permite análises dinâmicas do funcionamento psicológico humano; (b) uma linha de reflexão sobre o papel que sentimentos e emoções exercem nos juízos e ações de conteúdo de natureza moral. Em ambas as linhas de análise, a essência do trabalho consistiu em desvendar como o pensar, o sentir e o agir são ações que fazem parte de um continuum no funcionamento psíquico do ser humano. No terceiro e último capítulo, discutem‐se algumas implicações educacionais a partir dos resultados das seis investigações apresentadas no segundo capítulo.
Título em inglês
The theoretical-methodological development of the organizing models of thought Theory: a study on psychology and education
Palavras-chave em inglês
Affectivity
Cognition
Education
Morality
Organizing models of thought
Psychic functioning
Resumo em inglês
The
aim
of
this
thesis
is
to
describe
the
construction
of
a
theoretical-‐
methodological
perspective
of
analysis
of
the
psychological
functioning
of
the
human
being,
having
the
Theory
of
Organizing
Models
of
Thought
as
a
reference,
and
a
series
of
investigations
carried
out
between
the
years
1996
and
2012
as
its
basis.
Based
on
some
of
the
theoretical
approaches
of
Jean
Piaget,
the
first
chapter
presents
the
origins
and
the
Theory
of
Organizing
Models
of
Thought
and
its
principle
that
human
beings
construct
models
of
reality
and
it
is
through
them
that
is
able
to
guide
their
reasoning,
actions
and
knowledge
about
the
world.
The
second
chapter
describes
in
detail
the
evolution
of
the
theoretical-‐methodological
process
used
in
identifying
the
organizing
models
of
thought
in
six
studies,
divided
into
three
distinct
phases,
during
16
years
of
research
conducted
by
the
author
of
the
thesis
and
her
graduate
students.
The
presentation
of
the
researches
has
focused
on
two
complementary
lines
of
analysis
and
discussion:
(a)
a
theoretical-‐methodological
line,
represented
by
discussions
on
how
the
theory
of
Organizing
Models
of
Thought
has
been
developed
over
the
course
of
years,
supporting
an
important
instrument
of
research
that
enables
dynamic
analyzes
of
human
psychological
functioning;
(b)
a
line
of
reflection
on
the
role
that
feelings
and
emotions
play
in
judgments
and
actions
of
moral
content.
In
both
lines
of
analysis,
the
essence
of
the
work
was
to
find
out
how
thinking,
feeling
and
acting
are
actions
that
are
part
of
a
continuum
in
the
human
psyche
functioning.
In
the
third
and
final
chapter
some
educational
implications
are
discussed
from
the
results
of
six
investigations
presented
in
the
second
chapter.
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Data de Publicação
2013-09-20