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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-13092019-102606
Documento
Autor
Nome completo
Sandoval Nonato Gomes Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Correa, Manoel Luiz Goncalves
Ferreira Netto, Waldemar
Pimenta, Selma Garrido
Prado, Guilherme do Val Toledo
Título em português
Lições de metodologia de ensino de língua portuguesa: práticas didáticas e formação docente
Palavras-chave em português
Ensino de língua portuguesa
Estágio em docência
Formação docente
Metodologia de ensino de língua portuguesa
Práticas didáticas
Resumo em português
Esta tese constitui-se em compilação de cinco estudos cujo traço transversal encontra-se no interesse em discutir o ensino de língua portuguesa na escola pública brasileira, com foco tanto nas práticas didáticas em que ele se configura como disciplina escolar, quanto nas práticas de formação docente, especialmente no âmbito da disciplina acadêmica Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. As discussões propostas podem ser inscritas em pelo menos três tradições de estudos, quais sejam: i. o campo dos estudos aplicados; ii. o campo dos estudos do texto e do discurso; e iii. o campo da didática de línguas e da história das disciplinas escolares. Os aportes teóricos desses estudos permitiram, por um lado, as condições de problematização das práticas didáticas e das práticas de formação docente como objeto de pesquisa teórica e aplicada, e, por outro lado, a delimitação de um espaço de reflexão sobre essas práticas ancorado em uma abordagem histórica e conforme uma perspectiva didática. Assim gerada, esta tese comporta cinco capítulos, chamados de Lições. A Lição Prévia, intitulada Razão escolar, trabalho docente e ensino de língua portuguesa, constitui-se em uma síntese de aportes teóricos considerados pressupostos pertinentes para a compreensão das práticas didáticas do professor de língua portuguesa, pela articulação de uma teoria dos processos de escolarização com outra dos processos didáticos do trabalho docente. As três Lições subsequentes (Lição 1/Leitura; Lição 2/Produção oral e Lição 3/Produção escrita) têm o propósito comum de qualificar o estatuto de componentes curriculares da disciplina língua portuguesa (leitura, produção oral e produção escrita, sucessivamente) nas práticas escolares. Para tanto, apresentam inicialmente um panorama dos modos com que tais componentes se constituem no percurso histórico de institucionalização do ensino de língua portuguesa na escola brasileira. Em seguida, discutem os modos com que o estatuto desses componentes 8 curriculares reconfigura-se em práticas de ensino de língua portuguesa atuais, mediadas por alunos do Curso de Licenciatura em Letras por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil); práticas didáticas por eles representadas em seus relatórios de estágio. Por fim, a Lição Suplementar, intitulada A disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa na formação docente: elementos de síntese e incursão em um corpus de manuais pedagógicos, expõe uma discussão de natureza diversa daquela proposta nas demais, uma vez que procura levantar elementos para a compreensão do estatuto da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa como disciplina ou componente curricular integrante da formação acadêmica do professor de língua portuguesa. Recorre, para tanto, à descrição de um corpus de cinco manuais pedagógicos particularmente voltados para a Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa publicados no Brasil em um intervalo de quinze anos, entre 1949 e 1964, buscando examinar os modos com que eles participam, como artefato material da cultura de formação pedagógica, dos processos de institucionalização da referida disciplina no âmbito da formação docente. Assim configurada, esta tese pretende ser uma contribuição à formação dos futuros professores de língua portuguesa para a escola pública brasileira, bem como uma contribuição ao adensamento da pesquisa científica na área.
Título em inglês
Portuguese language teaching methodology lessons: teaching practices and teacher training
Palavras-chave em inglês
Internship
Pedagogical practices
Portuguese language teaching
Portuguese teaching methodology
Teacher education
Resumo em inglês
This thesis is a five-study compilation whose cross-sectional nature lies in the interest in discussing the teaching of Portuguese language in Brazilian public schools. This comprises both the pedagogical practices at schools in which Portuguese places itself as a school subject and the pedagogical practices in teacher education programs, in particular, the undergraduate course Portuguese Teaching Methodology. In a broad sense, the proposed discussions might be situated into three schools of thought, namely: i. the field of applied studies; ii. the field of discourse and text studies; iii. the field of language teaching as well as the history of curriculum subject development. The theoretical framework which informed such studies allowed us to foster problematization concerning both school and teacher education practices as an applied and theoretical object of study. It also leads us to establish a space for reflection of such practices under a historical orientation and in tune with a pedagogical perspective. The thesis comprises five chapters which have been called "Lessons". The Previous Lesson, entitled School reasoning, teachers' work and Portuguese language teaching, is a synthesis of those theoretical frameworks to be considered relevant to the understanding of the Portuguese language teacher's practice through the interrelation between schooling process theories and the teacher's pedagogical work. The subsequent Lessons (Lesson 1/Reading; Lesson 2/Oral production; Lesson 3/Written production) aim at qualifying the status of reading, oral production, and writing as the core elements in Portuguese language teaching practices. To do so, a historical overview on the role of these core elements in the institutionalization of Portuguese language in Brazilian schools is presented. The redesigning of these core elements by undergraduate teacher-students is, then, discussed in light of their own internship experiences in São Paulo public schools as 10 described in their final reports. Lastly, the Supplementary Lesson, entitled The Portuguese Teaching Methodology course in teacher education: synthesis and investigation of teaching manuals presents a new discussion as it seeks to raise an understanding of the status of the course as an integral part of the Portuguese teacher professional development. In order to achieve this goal and assuming that teaching manuals are important artefacts in the culture of teacher education programs, a corpus-based analysis comprising Portuguese teaching manuals published between 1944 and 1964 is carried out as a way to examine their influence on the very institutionalization of the Portuguese Teaching Methodology course as part of the Portuguese teacher education. This work aims at contributing to the debate concerning Portuguese teacherstudent professional development, with an emphasis on Brazilian public schools, as well as to the scientific production within the field of language education.
 
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Sandoval_Nonato_LD.pdf (1,000.17 Kbytes)
Data de Publicação
2019-09-26
 
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