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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-01082019-120320
Documento
Autor
Nome completo
Lucia Helena Sasseron Roberto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Banca examinadora
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Justi, Rosária da Silva
Marandino, Martha
Martins, Isabel Gomes Rodrigues
Título em português
Práticas em aula de ciências: o estabelecimento de interações discursivas no ensino por investigação
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Ensino por investigação
Práticas científicas e epistêmicas
Resumo em português
Esta tese fundamenta-se em trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física - LaPEF, da Faculdade de Educação da USP. Nosso objetivo é analisar práticas de professor e de alunos em interações discursivas ocorridas na implementação de uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências em que são construídos entendimentos sobre conhecimentos científicos. Para isso, precisamos definir os estudos teóricos que fundamentam nossa investigação e, a partir deles, definir categorias de análise que permitissem avaliar o desenvolvimento de práticas didáticas e de práticas pedagógicas concretizadas em sala de aula, bem como ações dos estudantes que denotassem respostas a estas práticas. O estudo empírico desta tese ocorreu pela análise de três aulas sequenciais de uma proposta de ensino de ciências implementada em uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. A análise das interações discursivas ocorridas nestas aulas mostra intensa e relevante participação dos estudantes nas discussões e permite estabelecer associações entre as ações dos estudantes e as práticas didáticas e pedagógicas realizadas pela professora. Mediante os dados e os resultados, concluímos que o desenvolvimento de Alfabetização Científica evidenciado nestas aulas relaciona-se ao exercício, pela professora, de sua autoridade epistêmica e social em sala de aula pelo uso das práticas didáticas e das práticas pedagógicas; e que, ao fazer isso, responsabiliza os estudantes pela participação na construção de entendimento sobre os temas em discussão, promovendo condições para o desenvolvimento de autoridade epistêmica entre os alunos.
Título em inglês
Practices in science classroom: discoursive interactions in inquiry-based teaching
Palavras-chave em inglês
Inquiry-based teaching
Science education
Scientific and epistemic practices
Resumo em inglês
This thesis is based on research developed over the years in the Laboratory of Research and Teaching of Physics - LaPEF, College of Education, USP. Our goal is to analyze teacher and student practices in discursive interactions occurred in an inquiry-based teaching classes in which understandings about scientific knowledge are constructed. With this purpose, we define theoretical studies underling our research and, based on it, define code analysis that allow us to evaluate the development of didactical practices and pedagogical practices in classroom, as well as students' actions in response to these practices. The empirical study occurred by the analysis of three sequential lessons implemented in a class of 4th grade of Elementary School. The analysis of these lessons discursive interactions shows intense and relevant participation of students in discussions and allows to establish associations between students' actions and didactical and pedagogical practices carried out by teacher. Through data and results, we conclude that the development of scientific literacy evidenced in these lessons is related to the teacher's epistemic and social authority in the classroom by didactical practices and pedagogical practices; and, in doing so, she holds the students accountable for their participation building up understanding of the issues under discussion, promoting conditions for the development of students' epistemic authority.
 
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SasseronLuciaLD.pdf (5.13 Mbytes)
Data de Publicação
2019-08-27
 
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