• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2006.tde-24022006-090139
Documento
Autor
Nome completo
Tânia Maria José Aiello-Vaisberg
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Banca examinadora
Mello, Sylvia Leser de (Presidente)
Abdo, Carmita Helena Najjar
Furegato, Antonia Regina Ferreira
Nogueira, Carlos Roberto Figueiredo
Oliveira, Eleonora Menicucci de
Título em português
Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia.
Palavras-chave em português
LOUCURA
MEDIDAS DE PERSOLNALIDADE
PSICANÁLISE
PSICOPATOLOGIA
TÉCNICAS PROJETIVAS
Resumo em português
O ensino de psicopatologia é considerado como modalidade de trabalho psicodinâmico de transformação de representações sociais sobre o louco, bem como de mudança do vínculo que é estabelecido com a atividade representacional. Tendo em vista a realização de uma abordagem pedagógica transicional, o uso de procedimentos projetivos é fundamentado teórica e metodologicamente. Apresenta-se uma análise demonstrativa de vinte e um Desenhos-Estórias com Tema, centrada na apreensão do inconsciente relativo representacional.
Título em inglês
Facing madness: transicionality and psychopathology teaching
Palavras-chave em inglês
MADNESS
MENTAL DISORDER
PERSONALITY ASSESSMENT
PSYCHOANALYSIS
PSYCHOPATHOLOGY
Resumo em inglês
The teaching of psychopathology is a kind of psychodynamic work of transformation of social representations about the mad and the relationship between the subject and the representational activity. The theorical and methodological bases of Drawing and Telling-Stories Projective Procedure are discussed to realize a trasitional pedagogical framework. A demonstrative analysis of 21 drawings is presented in order to demonstrate the deduction of the relative unconscious.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tania.pdf (882.88 Kbytes)
Data de Publicação
2006-02-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.