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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-19052017-163042
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Albertini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Banca examinadora
Schmidt, Maria Luisa Sandoval (Presidente)
Bellini, Luzia Marta
Boarini, Maria Lucia
Kupfer, Maria Cristina Machado
Tosta, Rosa Maria
Título em português
Na Psicanálise de Wilhelm Reich
Palavras-chave em português
Caráter
História da psicanálise
Sándor Ferenczi (1873-1933)
Sexualidade
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumo em português
Mesmo no universo acadêmico, não é incomum constatar um conhecimento apenas superficial sobre a obra produzida pelo austro-húngaro Wilhelm Reich (1897-1957) no movimento psicanalítico. Esta tese de Livre-docência tem por objetivo contribuir para ampliar a compreensão a respeito da participação desse autor na psicanálise, especialmente aquela que se deu na década de 1920. Três ensaios a integram. No primeiro, Movimentos de Wilhelm Reich na Psicanálise dos anos 1920, analisamos, sobretudo, o papel que Reich desempenhou no Seminário de Técnica Psicanalítica de Viena, a Teoria do Orgasmo, as ideias do autor endereçadas ao campo da educação sexual infantil e as elaborações do então psicanalista vinculadas ao freudo-marxismo. Nesse escrito inaugural, demos ênfase às relações de Reich com o seu principal interlocutor no domínio psicanalítico, Freud. Para isso, dentre outros materiais pesquisados, comentamos dez cartas de Freud para Reich, todas do período de 1924 a 1930. Empreendemos tal ação com base no artigo An anxious attachment: letters from Sigmund Freud to Wilhelm Reich, publicado em 2011 pela pesquisadora norte-americana Elizabeth Ann Danto. No segundo, Uma contribuição à técnica psicanalítica: a Análise do Caráter, procuramos identificar as diretrizes que compõem a Análise do Caráter, tecer comentários sobre essa proposta clínica e fazer menção à repercussão por ela alcançada. O destaque aqui recaiu no manejo da transferência negativa e na influência que essa orientação analítica exerceu em autores da escola norte-americana da Psicologia do Ego. No terceiro, Reich e a "técnica ativa" de Ferenczi, investigamos a relação entre o pensamento de Reich e as formulações do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi (1873-1933) conhecidas como "técnica ativa". Nesse estudo final, ganhou relevo o tema do corpo na cena clínica e a leitura de cada autor a respeito da sexualidade genital
Título em inglês
Within Wilhelm Reich's Psychoanalysis
Palavras-chave em inglês
Character
History of Psychoanalysis
Sándor Ferenczi (1873-1933)
Sexuality
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumo em inglês
Even in the academic field, it is not uncommon to find a rather superficial knowledge about the work produced in the psychoanalytic field by the Austro-Hungarian author Wilhelm Reich. This Associate Professorship Dissertation aims at contributing to expand the understanding of Reich's participation in psychoanalysis, especially in the 1920s. Three separate essays are included. The first one, Wilhelm Reich's Movements in the Psychoanalysis of the 1920s, analyzes the following issues: the role Reich played at the Vienna Seminar for Psychoanalytic Therapy; the Theory of Orgasm; the author's ideas on the domain of child sexual education; and Reich's elaborations as a psychoanalyst connected with Freudo-Marxism. In this opening essay, I focus on Reich's relations with Freud, his main interlocutor in the psychoanalytic field. In order to do that, I discuss ten letters from Freud to Reich from the period between 1924 and 1930, among other materials. In doing this, I draw on the North-American scholar Elizabeth Ann Danto's paper An anxious attachment: letters from Sigmund Freud to Wilhelm Reich, published in 2011. The second essay in this dissertation, Contributing to the Psychoanalytic Technique: the Analysis of Character, focuses on the following: identifying the guidelines which underpin the Analysis of Character; commentating on this clinical proposal; and pointing out its reverberations. The main concern here is how to manage negative transference and the influence which this analytic position had on the authors of the North-American school of Ego Psychology. The third essay, Reich and Ferenczi's "active technique", investigates the relations between Reich's thinking and the formulations of Hungarian psychoanalyst Sándor Ferenczi (1873-1933) known as "active technique". This final essay focuses mainly on the theme of the body in the clinical environment and Reich's and Ferenczi's understandings about genital sexuality
 
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albertini.pdf (1.78 Mbytes)
Data de Publicação
2017-05-23
 
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