• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2006.tde-19042006-143316
Documento
Autor
Nombre completo
Geraldo José de Paiva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1993
Tribunal
Chiarottino, Zelia Ramozzi (Presidente)
Ades, Cesar
Beisiegel, Celso de Rui
Negrao, Lisias Nogueira
Sevcenko, Nicolau
Título en portugués
Itinerários religiosos de acadêmicos: um enfoque psicológico.
Palabras clave en portugués
Academia
Ciência e religião
Psicologia da religião
Resumen en portugués
Com o recurso de referências cognitivas, para o plano do consciente, e psicanalíticas, para o plano do inconsciente, foram discutidas, mormente sob o signo do conflito, as relações que, do ponto de vista epistemológico e principalmente do ponto de vista psicológico, estabelecem acadêmicos avançados entre ciência e religião. Foram abordados, através de entrevista semi-estruturada, 26 docentes, com o título mínimo de doutor, em RDIDP, da Universidade de São Paulo: 10 da área de ciências exatas (físicos), 8 da área de biociências (zoólogos) e 8 da área de ciências humanas (historiadores). Os principais resultados apontaram (a) a inexistência de conflito epistemológico entre ciência e religião; (b) a inexistência de conflito psicológico entre ciência e religião no plano do consciente; (c) a ocorrência de diversos conflitos psicológicos no plano do inconsciente, que não derivam, contudo, especificamente, do status acadêmico dos entrevistados; (d) um processo de secularização em marcha, entendido como desafiliação da instituição religiosa mas não como rejeição do religioso. Os resultados foram comparados com os apresentados em pesquisas com acadêmicos de outros países.
Resumen en inglés
The relationships that advanced academics establish between science and religion, on the epistemological and psychological points of view, were discussed, specially under the concept of conflict, within a cognitive frame of reference, on the conscious level, and a psychoanalytical frame, on the unconscious level. 26 academies, from the three main scientific areas of knowledge, with at least a Ph.D. or a Sc.D. degree, working full-time at the University of São Paulo, 10 physies, 8 zoologists and 8 historians, were approaehed by means of a semi-struc. tured interview. The main results showed (a) there is no epistemological conflict between science and religion; (b) there is no psychological conflict between science and religion on the conscious level; (c) there are several psychological conflicts between science and religion on the unconscious level, not attributable, however, to the academic status of the interviewees; (d) there is a process of secularization underway, considered as a disaffiliation from the religious institution, but not as a rejection of religion.The results were compared to those obtained in similar researches with academics of other countries.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
geraldopaiva.pdf (1.34 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-04-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.