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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.1998.tde-10092007-123434
Documento
Autor
Nome completo
Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Banca examinadora
Simon, Ryad (Presidente)
Guedes, Maria do Carmo
Marturano, Edna Maria
Mettel, Thereza Pontual de Lemos
Ramos, Aidyl Macedo de Queiroz e Perez
Título em português
Clínicas-escola: novas formas de atendimento psicológico.
Palavras-chave em português
Atendimento psicológico
Clínica-escola
Formação
Resumo em português
O trabalho tem como ponto de partida os conceitos de Avaliação diagnóstica, Intervenção clínica, comportamental e Atendimento psicológico, para em seguida promover uma avaliação diagnóstica da clínica-escola do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo, Por meio da análise dos prontuários de atendimento -de 1983 a 1989-e fazendo o cruzamento entre algumas variáveis sociodemográficas e comportamentais da clientela, a autora mostra uma estabilidade dos dados de funcionamento institucional que lhe permite prescrever alguns programas para resolver alguns problemas da instituição tais como alta desistência, longas fila de espera, etc. Depois, compara a similaridade do diagnóstico por ela feito com outros exemplos de avaliações institucionais realizados anteriormente por autores brasileiros diversos (Estudos feitos na década de oitenta). Em seguida, mostra também a similaridade entre seus dados com os de outras caracterizações de clínicas-escola brasileiras, tanto as feitos em conjunto com ela como os que foram efetuadas isoladamente (Estudos feitos na década de noventa) para chegar a necessidade de novas formas de atendimento psicológico neste tipo de instituição brasileira. Uma dessas idéias -a da sucursal das clínicas-escola, com a inversão do fluxo de atendimento: a clínica-escola vai à comunidade e não esta vem até ela - é colocada em teste e os resultados empíricos positivos são colocados em evidência. A autora finaliza o trabalho mostrando outras possibilidade de atendimentos psicológicos alternativos com os resultados de dois trabalhos de doutorado por ela orientados pela outras como outras possíveis formas alternativas de atendi mento psicológico. Assim, são analisados os resultados positivos de um trabalho preventivo de orientação de mães de crianças com. risco de queda em centro de saúde de São Paulo e os de um grupo preventivo de orientação a delinqüentes de Londrina, Paraná.
Título em inglês
University-clinics: new ways of psychological attendance.
Palavras-chave em inglês
Psychological attendance
Training
University clinic
Resumo em inglês
The starting point of this work are psychological concepts such as diagnosis/assessment. behavioral clinical intervention and psychological help, followed by an diagnosis/assessment of the Clinical Psychology Department University Center from Psychological lnstitute of USP. Throughout an analysis of the client files, from this institution, during 1983-1989 period and crossing some variables concerning to their sociodemographical and behavioral data, the author is able to show the stability of institutional functioning. This allows her to prescribe institutional intervention programs to solve some of to the institutional problems such as high attrition rate, long waiting list, etc. Next, she compares lhe similarity among lhe institutional diagnosis made by her with other similar ones made earlier (studies done on the eighties) and with the studies made on nineties to show the remaining necessity of new ways of psychological attendance on this kind of Brazilian institutions. The efficient results reached with this type of attendance is tested as an empirical demonstration. Yet, it one institutional program inverts the flux of psychological attendance, i.e the University Psychological Center at IPUSP develops a program to help child clients in the community to help them psychologically instead of waiting for clients at university. The author ends the work with results from two other new ways of attendance. So data from to other studies are shown as two new forms of psychological attendance: a preventive type of training for parents of babies at falling risks and a preventive behavioral intervention for pre delinquents at Londrina, Parana.
 
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Data de Publicação
2007-09-12
 
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