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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2019.tde-05022019-171754
Documento
Autor
Nome completo
Arley Andriolo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Banca examinadora
Sato, Leny (Presidente)
Fabris, Annateresa
Mello, Sylvia Leser de
Santos, Marcos Ferreira dos
Sawaia, Bader Burihan
Título em português
A transformação do mundo em pintura: estudos em psicologia social do fenômeno das imagens
Palavras-chave em português
Arte e natureza
Imagem e história
Imaginário brasileiro
Psicologia e estética
Psicologia social da arte
Psicologia social da imagem
Resumo em português
A tese trata de imagens na vida social. Principalmente, tenta circunscrever o trabalho de pintores cuja experiência estabelece relações com o mundo das viagens, a representação da natureza e a iconografia de ambientes urbanos. Está dividida em duas partes. A primeira explora as relações entre percepção e história, as quais são apresentadas por meio da discussão em torno do desenvolvimento do conceito de paisagem nas artes visuais e suas implicações na própria sociedade, de modo a identificar o significado das imagens enquanto mediações entre a sociedade e a natureza. O ponto de vista teórico surge do material visual e refere-se às possibilidades de uma fenomenologia empírica, particularmente do conceito de engajamento. A segunda parte apresenta o estudo de imagens em algumas comunidades de artistas, sobretudo, de cidades turísticas brasileiras onde a pintura é uma atividade relevante: Ouro Preto e Paraty. A área de investigação foi elaborada em torno de três linhas principais concernentes às relações da psicologia com as imagens: imagens como ilustração do conhecimento psicológico; imagens como documentos públicos; e imagens como método visual. Esta conjunção convida a refletir sobre a interpretação das imagens na vida social. Uma metodologia particular emerge do estudo do fenômeno da imagem em psicologia social. Primeiro, em um campo interdisciplinar construído na pesquisa entre a história da percepção e a experiência estética. Isto é, trazendo para o debate psicossocial historiadores e estetas. O método conduz à compreensão daquelas imagens baseada no conceito de mimesis e sua contribuição para a psicologia social atual. Ao final, as principais categorias da percepção da paisagem e da natureza revelam a experiência social do pitoresco na história recente do Brasil. Como um todo, a tese propõe uma abordagem interdisciplinar para contribuir com o diálogo entre a psicologia e as humanidades na compreensão da experiência social fundada nos fenômenos imagéticos
Título em inglês
The transformation of the world into painting: studies in social psychology of image phenomenon
Palavras-chave em inglês
Art and nature
Brazilian imaginary
Image and history
Psychology and aesthetics
Social psychology of art
Social psychology of image
Resumo em inglês
The thesis talks about images in social life. Mostly, I try to circumscribe the work of painters whose experiences established relations with the world of traveling, nature representation and the iconography of urban environments. It's organized in two parts. The first one explores the relations between perception and history. They are presented in a discussion around the development of the landscape concept in visual arts and its implications with the society itself. This is in order to point out the significance of images as mediation objects between society and nature. The theoretical point of view arises from this visual material and refers to the possibilities of an empirical phenomenology, particularly the concept of engagement. The second part follows the study of images in some artists communities, mostly the touristic cities in Brazil where painting activity is relevant: Ouro Preto and Paraty. The investigation area has been built around three main lines concerning the relations from psychology to images: images as illustrations of psychological knowledge; images as public documents; and images as a visual method. This conjunction invites for a reflection about the interpretation of images in social life. A particular methodology emerges from the study of image phenomenon in social psychology. First of all, it respects an interdisciplinary field which is built during the research between the history of perception and the aesthetic experience. That means it brings to social psychological debates historians and aestheticians. The method leads to the understanding of those images based on the concept of mimesis, and its contributions for social psychology nowadays. In the end the main categories of landscape and nature perception reveal the social experience of picturesque in Brazilian recent history. As a whole the thesis proposes an interdisciplinary approach to contribute for a dialogue between psychology and humanities to understanding of social experience based on images phenomena
 
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andriolo_ld.pdf (2.04 Mbytes)
Data de Publicação
2019-02-05
 
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