• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
Documento
Autor
Nome completo
Caetano Juliani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Banca examinadora
Mcreath, Ian (Presidente)
Bettencourt, Jorge Silva
Dall'Agnol, Roberto
Fuck, Reinhardt Adolfo
Oliveira, Marcos Aurelio Farias de
Título em português
Alteração hidrotermal e metalogênese em sistemas vulcano-plutônicos paleoproterozóicos na província aurífera do Tapajós, Cráton Sul Amazônico, Pará.
Palavras-chave em português
Alteração de Rocha
Metalogênese
Rochas Ígneas
Resumo em português
Esta Tese de Livre-Docência é resultado de pesquisas iniciadas em meados de 1998, apoiadas pelo Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais - RTDM, para caracterização mineralógica e petrográfica de rochas paleoproterozóicas hidrotermalizadas na Província Aurífera dos Tapajós (PA). Estes estudos enfocaram inicialmente com duas áreas com rochas mineralizadas e hidrotermalizadas, uma hospedada vulcânicas e vulcanoclásticas do Grupo Iriri, objeto da dissertação de mestrado de Carmen Maria Dantas Nunes, e outra nos granitos do Garimpo Batalha, preliminarmente estudados por Rafael Hernandes Corrêa Silva em seu Trabalho de Formatura. Posteriormente uma terceira zona de alteração hidrotermal também hospedada em vulcânicas, vulcanoclásticas e epiclásticas, foi objeto da dissertação de mestrado do último autor. Todos esses candidatos foram orientados pelo candidato a esse concurso. As vulcânicas, vulcanoclásticas e sedimentos associados na região estudada na Província Aurífera do Tapajós encontram-se, pelo menos parcialmente, metamorfisadas em um grau muito baixo (Very Low Grade Metamorphism - VLGM), com cristalização de clorita e zeólitas nas vulcânicas e sericita + clorita + argilo-minerais nos sedimentos e vulcanoclásticas. As deformações são muito fracas e localizadas, consistindo em leve ondulações, com incipiente orientação de micas segundo os planos axiais das dobras. Entretanto, como as zonas de alteração hidrotermal são muito extensas, pervasivas e intensas, e como os levantamentos em campo limitaram-se a poucos quilômetros ao redor dos centros hidrotermais, parte das paragêneses consideradas como geradas por metamorfismo regional podem ter sido formadas nos halos mais externos e superficiais da alteração, semelhantemente ao verificado em campos geotermais atuais (Hemley, 1985). Neste caso, seria melhor classificar o metamorfismo como hidrotermal (Juliani et al., 2002), mas ainda são necessários estudos regionais para a definição desta questão, que será abordada no doutoramento de Fernando Camargo Freitas e de Rafael Hernandes Corrêa Silva, em início de desenvolvimento. Devido ao grau incipiente do metamorfismo, as rochas serão identificadas nos textos apresentados pelos seus protolitos. Os estudos feitos na primeira área permitiram a caracterização de existência de um sistema epitermal high-sulfidation fóssil com cerca de 1,86 Ga, que constitui-se no mais antigo deste tipo já descrito, e o único até o momento no Brasil. A denominação high-sulfidation aqui utilizada baseia-se no estado de oxidação do fluido, como proposto por Heldenquist (1987), e corresponde aos sistemas high-sulfur (Bonham, 1984), quartz-alunite (Berger, 1986) ou acid sulfate (Heald et al., 1987), Berger & Henley (1989).
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-05-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.