• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
10.11606/T.3.2017.tde-24112017-085042
Document
Auteur
Nom complet
Liedi Legi Bariani Bernucci
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Jury
Rodrigues, Marcos (Président)
Caratti, Jorge Augusto Pereira
Carvalho, Adilson
Hachich, Waldemar Coelho
Soria, Manoel Henrique Alba
Titre en portugais
Desenvolvimento e aprimoramentos de tecnologia de utilização de solos tropicais e de misturas asfálticas em pavimentação.
Mots-clés en portugais
Pavimentação
Solo tropical (Utilização)
Resumé en portugais
Este texto de sistematização focaliza parte importante da minha atuação profissional como pesquisadora e docente, procurando realçar a linha de pesquisa que tem conduzido meu trabalho nestes vinte anos de engenharia civil. A meta da minha atividade profissional, que dá a matriz e que articula seus desdobramentos, tem sido a busca constante da aplicação da pesquisa na prática da engenharia. A linha mestra de pesquisa tem se pautado em dois grandes temas centrais: solos tropicais e misturas asfálticas. A interligação desses temas evidencia-se no objetivo final: materiais para pavimentos e potencial desdobramento de uso dos resultados em obras civis. As pesquisas que tenho conduzido abrem-se em duas vertentes: ampliação de conhecimentos e preenchimento de lacunas em áreas já consolidadas na Escola Politécnica - como a geotecnia de solos tropicais para obras viárias -, e abertura de novos caminhos para alargar o campo de atuação - como as misturas asfálticas, reciclagem, novos materiais e novos processos para construção de pavimentos e extensão para outras obras. Para a viabilização das pesquisas, foram concentrados esforços na formação de recursos humanos dentro da Poli, na participação em trabalhos conjuntos com grupos de pesquisa de outras Instituições, com Empresas e com Órgãos Públicos, e na ampliação de infra-estrutura através de auxílios em órgãos de fomento, convênios e prestação de serviço. Para a sistematização dos conhecimentosproduzidos através de trabalhos de pesquisa, orientação e assessorias foram selecionados e são reproduzidos no texto apenas alguns resultados, gráficos, fotos e figuras que foram considerados essenciais. ) A apresentação desses dados não segue necessariamente uma ordem cronológica, pois nem sempre a evolução das pesquisas se deu em seqüência encadeada, ou por falta de recursos humanos e de infra-estrutura, ou porque as questões e interesses estão em constante dinâmica seja para entender ou explicar. A leitura do memorial, que acompanha este texto, esclarece a evolução cronológica da carreira, com a descrição dos fatos e oportunidades que levaram à condução das pesquisas; nele estão anexados artigos, relatórios, cópias de documentos e trabalhos completos, evidenciando cada fase em detalhe.
Titre en anglais
Technologies improvements of tropical soils and asphalt mixtures for pavements.
Mots-clés en anglais
Asphalt mixtures
Pavements
Tropical soils
Resumé en anglais
Sem resumo em inglês
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.