• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-01082017-111255
Documento
Autor
Nome completo
Jose Aquiles Baesso Grimoni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Banca examinadora
Cardoso, José Roberto (Presidente)
Altafim, Ruy Alberto Corrêa
Burian Júnior, Yaro
Fernandes Filho, Guilherme Eugênio Filippo
Ribeiro, Fernando Selles
Título em português
Reflexões sobre o ensino de engenharia no Brasil - uma proposição para aumentar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia elétrica com ênfase em energia elétrica.
Palavras-chave em português
Energia elétrica
Engenharia Elétrica
Ensino de engenharia
Ensino e aprendizagem
Resumo em português
Os jovens de hoje vivem em um mundo saturado de informação, que se torna obsoleta numa alta velocidade, mas esta rápida mudança dos produtos e processos não chegou ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este fenômeno provoca nos alunos um comportamento apático quanto às aulas tradicionais em que o professor ainda é o centro do processo e se utiliza essencialmente de técnicas tradicionais como o giz e a lousa. O aluno vive no mundo da Internet, da TV a cabo, do celular, e ao entrar na sala de aula parece voltar para o século XIX, o que causa uma tremenda frustração e desmotivação. Ficam as perguntas que espero este trabalho ajude a responder: - Como atrair os melhores alunos? - Como mantê-los motivados e produtivos? - Como aumentar o desempenho no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de um curso de Engenharia? Este trabalho propõe-se a discutir uma nova visão pedagógica para as disciplinas e os cursos de engenharia, através das experiências do autor no ensino de Engenharia Elétrica - ênfase energia e automação elétricas na EPUSP e da proposta de como desenvolver e acompanhar o desempenho de disciplinas de um curso de Engenharia. Para isto, inicialmente é traçado um perfil dos cursos de engenharia no Mundo e no Brasil, em seguida, é analisada a legislação que define as estruturas curriculares e as atribuições profissionais e depois é discutido o desempenho atual dos cursos de engenharia elétrica por meio de uma análise do Exame Nacional dos Cursos -(Provão), que funcionou entre os anos 1998 e 2003 e foi substituído pelo Sinaes e o Enade em 2004.
Título em inglês
Teaching engineering analysis in Brazil - how to increase the performance of the teaching and learning process in eletrical engineering courses with electrical energy emphasis.
Palavras-chave em inglês
Electrical energy
Electrical engineering
Engineering teaching
Teaching and learning
Resumo em inglês
Young people of present days live in a world saturated with information which is characterized by high rate of obsolescence and which lacks value because judgment on its pertinence is left to an inexperienced user. These features lead students into a stunned behavior generated by lack of understanding of the complementarities of the traditional usage of solving students' doubts by the professor using chalk and blackboard and the apparently fast results of an uncomment, unvalued Internet world. The student who is living in the present mobile phone, cable TV, Internet world, on entering the classroom often feels like returning to the XIX century, which causes enormous frustration. This gives rise to the following questions, which I hope this study will help to clarify: - What to do to attract the best students? - What to do to keep them motivated and productive? - What to do to increase the performance of the teaching/learning process of the courses of an engineering program? This study presents and discusses a new pedagogic appreciation of the engineering programs and their courses obtained by the author through his experience as a professor of the Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. This study also presents a proposal of a method to establish and follow-up the performance of the different courses of an engineering program. The first step for this purpose is sketching an outline of thestructure of engineering programs in the world and in Brasil, as well as of the pertinent local regulations on the curricula structures and professional attributions. ) The second is an evaluation of the present performance of the Brazilian electrical engineering programs based on an analysis of the results of "Exame Nacional de Cursos, Provão", (meaning "National Courses Evaluation, Big Test") which has been applied in years 1998 through 2003 and of "ENADE - Exame Nacional de Desempenho",(meaning "National Performance Evaluation"), which has been used in place of Provão since 2004.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-08-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.