• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2017.tde-01082017-111255
Document
Auteur
Nom complet
Jose Aquiles Baesso Grimoni
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Jury
Cardoso, José Roberto (Président)
Altafim, Ruy Alberto Corrêa
Burian Júnior, Yaro
Fernandes Filho, Guilherme Eugênio Filippo
Ribeiro, Fernando Selles
Titre en portugais
Reflexões sobre o ensino de engenharia no Brasil - uma proposição para aumentar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia elétrica com ênfase em energia elétrica.
Mots-clés en portugais
Energia elétrica
Engenharia Elétrica
Ensino de engenharia
Ensino e aprendizagem
Resumé en portugais
Os jovens de hoje vivem em um mundo saturado de informação, que se torna obsoleta numa alta velocidade, mas esta rápida mudança dos produtos e processos não chegou ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Este fenômeno provoca nos alunos um comportamento apático quanto às aulas tradicionais em que o professor ainda é o centro do processo e se utiliza essencialmente de técnicas tradicionais como o giz e a lousa. O aluno vive no mundo da Internet, da TV a cabo, do celular, e ao entrar na sala de aula parece voltar para o século XIX, o que causa uma tremenda frustração e desmotivação. Ficam as perguntas que espero este trabalho ajude a responder: - Como atrair os melhores alunos? - Como mantê-los motivados e produtivos? - Como aumentar o desempenho no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas de um curso de Engenharia? Este trabalho propõe-se a discutir uma nova visão pedagógica para as disciplinas e os cursos de engenharia, através das experiências do autor no ensino de Engenharia Elétrica - ênfase energia e automação elétricas na EPUSP e da proposta de como desenvolver e acompanhar o desempenho de disciplinas de um curso de Engenharia. Para isto, inicialmente é traçado um perfil dos cursos de engenharia no Mundo e no Brasil, em seguida, é analisada a legislação que define as estruturas curriculares e as atribuições profissionais e depois é discutido o desempenho atual dos cursos de engenharia elétrica por meio de uma análise do Exame Nacional dos Cursos -(Provão), que funcionou entre os anos 1998 e 2003 e foi substituído pelo Sinaes e o Enade em 2004.
Titre en anglais
Teaching engineering analysis in Brazil - how to increase the performance of the teaching and learning process in eletrical engineering courses with electrical energy emphasis.
Mots-clés en anglais
Electrical energy
Electrical engineering
Engineering teaching
Teaching and learning
Resumé en anglais
Young people of present days live in a world saturated with information which is characterized by high rate of obsolescence and which lacks value because judgment on its pertinence is left to an inexperienced user. These features lead students into a stunned behavior generated by lack of understanding of the complementarities of the traditional usage of solving students' doubts by the professor using chalk and blackboard and the apparently fast results of an uncomment, unvalued Internet world. The student who is living in the present mobile phone, cable TV, Internet world, on entering the classroom often feels like returning to the XIX century, which causes enormous frustration. This gives rise to the following questions, which I hope this study will help to clarify: - What to do to attract the best students? - What to do to keep them motivated and productive? - What to do to increase the performance of the teaching/learning process of the courses of an engineering program? This study presents and discusses a new pedagogic appreciation of the engineering programs and their courses obtained by the author through his experience as a professor of the Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. This study also presents a proposal of a method to establish and follow-up the performance of the different courses of an engineering program. The first step for this purpose is sketching an outline of thestructure of engineering programs in the world and in Brasil, as well as of the pertinent local regulations on the curricula structures and professional attributions. ) The second is an evaluation of the present performance of the Brazilian electrical engineering programs based on an analysis of the results of "Exame Nacional de Cursos, Provão", (meaning "National Courses Evaluation, Big Test") which has been applied in years 1998 through 2003 and of "ENADE - Exame Nacional de Desempenho",(meaning "National Performance Evaluation"), which has been used in place of Provão since 2004.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-08-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.