• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-20092010-113311
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Antonio da Silva Ramos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Tribunal
Milanesi, Luiz Augusto (Presidente)
Martins, José Eduardo Gandra da Silva
Oliveira, Glacy Antunes de
Tacuchian, Ricardo
Zampronha, Maria de Lourdes Sekeff
Título en portugués
Ensino da regência coral.
Palabras clave en portugués
Análise imterpretativa ou Análise de performance
Comunicantus: Laboratório Coral da ECA-USP
Coral do Museu Lasar Segall
Educação musical de adultos
Ensino de regência coral
Regência coral
Resumen en portugués
Os assuntos desta Tese são o Ensino da Regência Coral e a Análise Interpretativa em um formato analít ico-sintético. O primeiro capítulo parte de uma ampla discussão sobre o conceito de Coral Escola e sua aplicação aos coros de perfil comunitário e aos coros de estudantes de música. Defende a idéia de que para o aprendizado profundo da Regência Coral é necessária a vivência de experiências artísticas significativas. Analisa o processo de domínio da técnica de Regência pelo estudante à luz da conexão entre o gestual do regente e os significados profundos da obra. Discute o direcionamento de energia no ato da regência como um parâmetro para além da técnica. Em um segundo capítulo trata da postura artística do intérprete frente às ferramentas teóricas, frente à História, a Musicologia e a Análise Musical. O foco recai então sobre a Análise Interpretativa, trazendo para a discussão a questão do Gesto Musical (diferente do Gesto Regencial) e introduz a problemática dos conflitos internos da música, de sua identificação e de como eles geram o conceito de Drama Estrutural da Música que o autor cria, explica e desenvolve. Ao final está incluído um Referencial de Análise que é a reformulação e ampliação de um trabalho do autor de 1989. Todo o trabalho é permeado pela experiência de ensino e de regente do autor, que recorre a depoimentos próprios e de alguns de seus alunos para expor suas idéias sobre o ensino da regência coral.
Título en inglés
Teaching choral conducting.
Palabras clave en inglés
Adults choral education
Analysis for performance
Choral conducting
Choral of Lasar Segall Museum.
Comunicantus: the Choral Center of ECA-USP
Teaching choral conducting
Resumen en inglés
Teaching Choral Conducting and Performing Analysis through an analyticsynthetic method are the subjects of this Thesis. The first chapter starts with a wide discussion about the concept of “Choral as a School" and its application on community choirs and music students choirs. The author presents the idea that for a deep learning process of Choral Conducting it is necessary to have significant artistic experiences. He analyses the process of conducting technique mastery by the student at the point of view of connection between the conductor’s gesture and the deep meanings of the music. The work discusses energy management at conducting act as a parameter beyond the technique. In the second chapter the author deals with the artistic posture of the performer faced with theoretical tools (History, Musicology and Musical Analysis). It focuses on performing analysis, bringing to discussion the theme of Musical Gesture (that differs from Conducting Gesture) and introduces the issues of internal conflicts of music, its identification and how they generate the concept of Structural Drama of Music, developed and explained by the author. At the end it is included an Analysis Guide Reference that is an enlarged version and new redaction of a 1989’s work. The author’s experience on teaching and conducting go through the whole work. He uses other texts by his own and also by some pupils to explain his ideas about Choral Conducting teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-09-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.