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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2012.tde-08082012-165248
Documento
Autor
Nome completo
Maria Conceicao Bernardo de Mello e Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Banca examinadora
Luis, Margarita Antonia Villar (Presidente)
Bagnato, Maria Helena Salgado
Barros, Sonia
Oliveira, Maria Amelia de Campos
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Título em português
O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica e/ou Saúde Mental: avanços, limites e desafios
Palavras-chave em português
Educação
Enfermagem
Ensino
Psiquiatria
Saúde Mental
Resumo em português
O ensino de Enfermagem Psiquiátrica e /ou Saúde Mental tem sido estudado por vários pesquisadores da área no país. A maior parte das investigações procurou retratar o cotidiano do ensino de enfermagem psiquiátrica na busca por melhorar a prática profissional. No entanto, as novas propostas de mudanças curriculares - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DNCENF/2001), instituindo diretrizes curriculares nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, têm exigido outros olhares para o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. O presente estudo justifica-se por sua proposta de investigar o ensino de enfermagem psiquiátrica a partir da legislação e diretrizes anteriormente citadas e de enfocar a forma como o professor encontra-se inserido no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto de mudanças. Teve como objetivos analisar como ocorre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nos cursos públicos de graduação em enfermagem existentes no estado de São Paulo, além de investigar e analisar a prática pedagógica de professores de disciplinas de enfermagem psiquiátrica e/ ou saúde mental, envolvendo os conteúdos abordados, métodos de ensino utilizados, processos de avaliação, cenários de aprendizagem nos serviços de saúde e as práticas formativas dos professores envolvidos. Foi realizada uma revisão da literatura, compondo alguns elementos do quadro teórico, com a intenção de visualizar o que tem sido pesquisado sobre essa temática. Também foram realizados alguns apontamentos sobre a construção do currículo, projeto pedagógico, tendências pedagógicas, avaliação e formação de professores, os quais subsidiaram a análise dos resultados emergentes desta pesquisa. Os sujeitos deste estudo foram os professores da área de saúde mental/enfermagem psiquiátrica, vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado de São Paulo, com cursos de bacharelado em enfermagem. A pesquisa foi conduzida segundo a metodologia qualitativa e as técnicas de coleta de dados selecionadas foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. As categorias temáticas emergentes foram: O professor como sujeito inserido em um curso de graduação em enfermagem; A atuação do professor no ensino de saúde mental e Construindo-se como docente. A análise dos programas das disciplinas, articulada aos relatos dos professores, evidenciou avanços, limites e desafios, enfrentados no processo de construção dos projetos pedagógicos dos cursos, na atuação do professor enquanto docente na área de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental e na formação pedagógica dos professores. Um dos grandes desafios emergentes desta pesquisa foi a formação pedagógica de professores universitários , considerada presumível na universidade, além das relações interpessoais permeadas pelo individualismo e disputa de poderes, fatores geradores de conflitos e resistências, constituindo-se , muitas vezes, em impeditivos de avanços.
Título em inglês
Psychiatric nursing and/or mental health teaching: advances, limits and challenges
Palavras-chave em inglês
Education
Mental Health
Nursing
Psychiatry
Teaching
Resumo em inglês
Psychiatric nursing and/or mental health teaching has been studied by many researchers of the area in Brazil. Most of the investigations aimed to picture the day-to-day of the psychiatric nursing teaching in order to enhance the professional practice. However, the new proposals for curriculum changes - Brazilian Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB/96) and the National Curricular Guidelines of the Nursing Undergraduate Course (DNCENF/2001), which establish national curricular guidelines to the undergraduate nursing programs, have demanded other perspectives for the psychiatric nursing and mental health teaching. This qualitative study proposed to investigate the psychiatric nursing teaching, based on the legislation and guidelines cited above, and to broaden the focus to how professors are inserted in the teaching-learning process, in this context of changes. The study aimed to analyze how the mental health and psychiatric nursing teaching occurs in public undergraduate nursing programs in the state of São Paulo and to investigate and analyze the pedagogical practice of professors of psychiatric nursing and/or mental health courses concerning the approached contents; the teaching methods used; the evaluation process; the learning scenarios in health services and the formative practices of the involved professors. A literature review was carried out, composing some elements of the theoretical board, aiming to view what has been researched on psychiatric nursing and/or mental health teaching; some notes on curriculum construction, pedagogical project, pedagogical tendencies; evaluation and formation of professors supported the analysis of the results that rose from this research. The subjects to this study were professors in the area of mental health/psychiatric nursing, linked to public Higher Education Institutions (HEI) of the state of São Paulo, with bachelor nursing programs. Data collection was carried out using semi structured interviews and documental analysis. The following theme categories emerged: Professor as a subject inserted in a nursing undergraduate program; The role of the professor in mental health teaching and Building oneself as a professor. From the analysis of the course programs along with the reports from professors, advances, limits and challenges are noticed, faced in the process of the courses' pedagogical projects development, in the role of professors as faculty in the area of psychiatric nursing and/or mental health and in the pedagogical training of professors. One of the great challenges raised from this research was the pedagogical training of university professors which is taken as certain at the university, besides the interpersonal relations that are permeated by individualism and power struggle, factors that cause conflicts and resistances, many times blocking advances.
 
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Data de Publicação
2012-09-12
 
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