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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.12.2018.tde-06022018-173811
Documento
Autor
Nome completo
Silvia Pereira de Castro Casa Nova
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Banca examinadora
Guerreiro, Reinaldo (Presidente)
Araujo, Valeria Amorim Arantes de
Azzoni, Carlos Roberto
Blay, Eva Alterman
Ferreira, Araceli Cristina de Sousa
Título em português
Contabilidade das mulheres na universidade brasileira: lucros e perdas, ingresso e permanência.
Palavras-chave em português
Contabilidade
Doutorado
Ensino superior
Mestrado
Mulheres na ciência
Pós-graduação
Universidade
Resumo em português
A presença feminina na academia no campo de Contabilidade é pequena no Brasil e essa questão tem sido relativamente pouco explorado em pesquisas. Esta investigação endereça-se a esse tema: analisa a trajetória acadêmica das mulheres egressas do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP, sob diferentes perspectivas, busca entender sua decisão de cursar o programa, a inserção delas na academia, e sua progressão na carreira. Esse programa de pós-graduação tem uma situação sui generis na área e no país: durante muito tempo foi um dos poucos mestrados em Contabilidade; até 2008 era o único a oferecer o Doutorado em Contabilidade; manteve programas especiais para formação de mestres em diferentes formatos, com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Mestrado Interinstitucional, e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão de representação profissional, nos Mestrado Especial para Professores de Universidades Públicas e Mestrado Especial em convênio com o CFC. As pesquisas foram desenvolvidas com relação a aspectos específicos: a decisão de cursar pós-graduação e a inserção feminina na academia – para examinar a trajetória de egressas de programas especiais de mestrado; gênero e carreira – para descrever o papel e as condições de ascensão de mulheres a cargos de chefia ou às posições mais altas na carreira; progressão na carreira – para analisar a trajetória de mulheres com foco específico em entender o ambiente que encontram, estratégias que adotam, suas vitórias e derrotas. As pesquisas se orientaram por uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas com as ex-alunas inseridas no ambiente acadêmico. Pretendeu-se recuperar as trajetórias individuais, identificando fatores que tenham atuado como barreiras e impulsionadores, dificultadores e facilitadores. Com base na análise da transcrição das entrevistas, as carreiras foram aglutinadas em pontos convergentes e divergentes, indicadores de forças impulsionadoras, obstáculos, estratégias de sobrevivência, enfrentamento ou contorno das barreiras encontradas. As experiências de mulheres brasileiras na área específica confrontam aqui a literatura sobre o tema e outras entrevistas com mulheres de diferentes áreas do conhecimento em instituições superiores de ensino, pesquisa e extensão, nos Estados Unidos, e com ações para reverter o quadro. Em um desenho circular de pesquisa, reforçando elementos a triangulação de evidências, algumas entrevistadas foram convidadas para nova rodada de entrevistas, onde os achados foram profundados. Pretendeu-se identificar fatores intervenientes que auxiliem a compreender a presença, ascensão e a permanência de pequeno número de mulheres no universo acadêmico da Contabilidade no Brasil. Como contribuição da pesquisa, espera-se que os fatores identificados, endereçados em políticas, programas e ações específicas, ajudem a reverter o quadro de baixa participação de mulheres na academia em Contabilidade no Brasil. Os achados poderão ainda contribuir para a análise da situação de mulheres de outras áreas de conhecimento, notadamente as relacionadas a negócios, bem como incentivar outros estudos correlacionados.
Título em inglês
The bottom line for women in brazilian universities: gains and losses, entry and tenure
Palavras-chave em inglês
Accounting
Graduate education
Higher education
Master
PhD
University
Women in science
Resumo em inglês
The presence of women in the Accounting area in Brazilian universities is rather small and scarcely exploited as a research theme. The proposal of the research aims precisely at addressing such theme by analyzing the academic career of women in the Controllership and Accounting fields that are alumni of the FEA/USP (College of Economics, Business and Accounting /University of São Paulo) Controllership and Accounting Graduate Program. This analysis will be made from various perspectives, seeking to understand their decision to undertake the program, the positions they occupy in the university and their career development. This graduate program is unique in the country in its field. For many years it had one of the few master’s degree courses. Until 2008 it was the only one to offer a PhD degree in Accounting. It had various programs in different formats to train master’s students, supported by the Capes (the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel led by the Brazilian Ministry of Education), in the case of the Inter-Institutional Master’s Degree, and the Federal Accounting Council (CFC), a professional body, for the Special Master’s Degree for Public University Professors and the Special Master’s Degree under an agreement with the CFC itself. Some parts of this research are developed to examine specific aspects: the decision to undertake a graduate program and the position occupied in the university, in order to examine the career of those who studied in the special master’s programs; gender and career path, to describe the role of women and the conditions under which they assumed management positions or the highest positions in the field; career development, in order to analyze the career of women, focusing specifically on understanding the environment they experience, strategies they adopt, their successes and failures. The research adopted a qualitative approach based on interviews with graduate program alumni who work in academia. The aim was to retrace the paths taken or followed, identifying factors that acted as barriers or drivers, hindered or facilitated the development of their careers. Based on an interview transcript analysis, individual trajectories were grouped in terms of common or diverging points, indicating strategies of survival, confrontation or circumvention of the barriers that have been faced. These experiences of Brazilian women in the area will be apprehended through interviews performed with academics from different areas of knowledge and institutions, and through an analysis of actions in the United States undertaken to change this scenario. Using a circular research design, to reinforce elements and facilitate evidence triangulation, some interviewees were invited to take part in a new round of interviews in which findings were examined in greater depth. The purpose was to identify intervening factors that could help understand the presence, rise and tenure of such a small number of women in the Accounting area in Brazilian universities. Thus, this study intends to contribute to the improvement of this scenario by identifying and addressing specific policies and actions that might help change the current situation, marked by women’s low level of participation. The findings may also contribute to the analysis of women’s status in the university in other areas of knowledge, particularly those related to business, as well as to foster other studies.
 
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Data de Publicação
2018-02-07
 
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  • Nova, S. P. de C. C. (2022). "RIDIN' DOWN THE HIGHWAY" - REFLECTIONS ON THE TRAJECTORIES OF WOMEN PROFESSORS IN ACADEMIA. Advances in Scientific and Applied Accounting, 15(2), 030-046/047. https://doi.org/10.14392/asaa.2022150202
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