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Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.100.2016.tde-29082016-161259
Document
Auteur
Nom complet
Luis Paulo de Carvalho Piassi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Jury
Barreto, Luiz Silveira Menna (Président)
Lopes, Roseli de Deus
Machado, Nilson Jose
Pimenta, Selma Garrido
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
Titre en portugais
Interfaces entre Fantasia e Ciência: um estudo semiótico do filme "2001: Uma odisseia no espaço" como modelo de interpretação como modelo de interpretação em perspectiva educacional
Mots-clés en portugais
Cinema
Ensino de Física
Estudos culturais
Ficção científica
Semiótica
Resumé en portugais
O presente volume consolida na forma de tese uma série de estudos e trabalhos que têm como antecedente nossa pesquisa sobre recursos didáticos para o ensino de física, que remonta aos tempos de mestrado, ainda na década de 1990. Ele é constituído de uma junção articulada de textos diversos, revistos e ampliados, em grande parte inéditos, mas alguns publicados em trabalhos apresentados em eventos ou produzidos para projetos e relatórios de pesquisa, a partir de 2008, época de nosso ingresso como docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Congrega também pequena quantidade de material proveniente de nossa tese de doutorado, defendida em 2007, revisado e reescrito sob a ótica atual, sobretudo aquelas passagens que mereciam um desenvolvimento teórico mais aprofundado e que contribuem para nossas questões de pesquisa do momento. O objetivo é o desenvolvimento de instrumentos teóricos para a análise de produtos de mídia, de forma geral, com ênfase em filmes de ficção científica, tendo em vista as possibilidades de uso didático de tais produções em contexto escolar, voltado para o ensino de ciências. A base teórica dos fundamentos em educação provém dos trabalhos do pedagogo francês Geroges Snyders. Iniciamos a tese apresentando as antecedentes da linha de pesquisa aqui proposta e discutimos as relações entre a ficção e educação científica. Apresentamos pontos de vista sobre a importância da interpretação do produto de mídia em relação a sua aplicabilidade didática e elencamos as etapas metodológicas que consideramos adequadas para essa abordagem de pesquisa. No Capítulo 1, situamos a escolha do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, como obra exemplar da formulação dos mecanismos de análise, em relação aos contextos sócio-históricos em que se insere sua produção, considerando, particularmente as relações entre ciência, tecnologia e bens de consumo na ficção científica e o contexto cultural e politico envolvido nas viagens espaciais imaginadas nessas histórias. Apresentamos também um panorama do uso do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço no ensino da física escolar. No Capítulo 2 introduzimos os elementos teóricos que servirão de base para nossas analises, iniciando pelas contribuições da linguística de Saussure e Hjelmslev e passando pelos esforços de Barthes e Pottier na constituição, respectivamente, de uma semiologia e de uma semântica lexical. Procuramos articular todos esses elementos à luz da semiótica de Greimas, que detalhamos em seguida. Complementamos com alguns aspectos da semiótica semissimbólica e da semiótica tensiva, para finalmente desenvolver o conceito de contrafactual e discutir sua aplicação no estudo intepretativo da obra de fantasia. No Capítulo 3, empregando os recursos apresentados, realizamos algumas análises de aspectos selecionados do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, com ênfase para as duas partes iniciais, procurando evidenciar o uso das ferramentas de interpretação bem como o conteúdo expresso na obra em aspectos relacionados à ciência e a tecnologia. No Capítulo 4, procuramos formular um modelo de análise que seja aplicável a obras de ficção científica e outras obras que retratem a atividade científica, tendo como base a articulação de elementos da semiótica com contribuições da teoria da transposição didática de Chevallard, entre outras. Aplicamos esse modela à análise de trechos selecionados do filme. Encerramos o volume sistematizando as ideias a partir do pano de fundo da linha teórica de Snyders, que adotamos como ponto de partida para as preocupações educacionais desde o início do trabalho.
Titre en anglais
Interfaces between Fantasy and Science: a semiotic study of the film "2001: A Space Odyssey" as a model of interpretation in educational perspective
Mots-clés en anglais
Cultural studies
Film
Physics teaching
Science fiction
Semiotics
Resumé en anglais
This volume consolidates in the form of a thesis a series of articles and studies concerned to our previous research on educational resources for the teaching of physics, dating back from master's degree, even in the 1990s. It consists of an articulated joint of various texts, revised and expanded, largely unpublished, but some published in papers presented at events or produced for projects and research reports, from 2008, when occurred our admission as professor in the School of Arts, Sciences and Humanities of University of São Paulo. It also brings together small amount of material from our doctoral thesis, defended in 2007, revised and rewritten in the hindsight, especially those passages that deserved a more thorough theoretical development and contribute to our research questions of the present days. The goal of the work is to develop theoretical tools for the analysis of media products in general, with emphasis on science fiction films, taking into account the opportunity for didactic use of such productions in the school context for teaching science. The theoretical foundations for education studies come from the work of the French pedagogue Georges Snyders. We begin the thesis by presenting the background of the proposed research and discuss the relationship between fiction and science education. We present views on the importance of interpretation of the media product in relation to their didactic applicability, by listing methodological steps we consider appropriate for this research approach. Chapter 1 places the choice of the movie 2001: A Space Odyssey, directed by Stanley Kubrick, as an exemplary work for the formulation of mechanisms for analysis related to socio-historical contexts in which it operates its production, considering particularly the relationship between science, technology and consumer market in science fiction and the political and cultural context involved in these imagined histories of space travel. We also present an overview of the use of the film 2001: A Space Odyssey in teaching physics. Chapter 2 introduces the theoretical elements that form the basis for our analysis, starting with the contributions of linguistics of Saussure and Hjelmslev, and passing through the efforts of Barthes and Pottier, for the constitution respectively, of the Semiology and the Lexical Semantics. We try to articulate all these elements in light of the semiotics of Greimas, which is detailed in follow. Then, we complement with some aspects of Semi-symbolical Semiotics and Tensive Semiotics, to finally develop the concept of counterfactual and discuss its application in the interpretative study of work of fantasy. In Chapter 3, using the resources provided, we performed some analysis of selected aspects of the movie 2001: A Space Odyssey, with emphasis on the two initial parts, seeking to demonstrate the use of tools of interpretation and the content expressed in the film concerned to aspects of science and technology. In Chapter 4, we formulate an analytical model that applies to works of science fiction and other works that portray scientific activity, based on the articulation of elements of semiotics contributions and on the theory of didactic transposition of Chevallard, among others. We apply this model to the analysis of selected portions of the film. We close the volume systematizing the ideas from the background of the theoretical line of Snyders, we adopt as a starting point for educational concerns from the start of work.
 
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LD_PIASSI.pdf (3.44 Mbytes)
Date de Publication
2016-09-02
 
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